quinta-feira, maio 01, 2014

FINDOU ABRIL, VEIO MAIO: COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DA SUCESSÃO CEARENSE?

Chegamos ao mês de maio, e o que mudou na sucessão cearense? O Pros de Cid Gomes terá candidato ao governo do Ceará. O Governador deixa bem claro isso e até a presidente Dilma Roussef, preocupada com divisões em sua base no Ceará, se mostrou incapaz de promover a união Cid-Eunício. Quem será o nome do partido? A emoção dos Ferreira Gomes aponta para Izolda e Leonidas, mas ambos não tem força dentro da classe política. Zezinho é um meio termo: confiável aos Ferreira Gomes e com uma relativa força partidária, sobretudo na Região Norte.  Domingos Filho é o da lógica, com mais musculatura política e poder de agregação, embora não tenha o perfil de submissão que Cid tanto almeja  para colocar em seu lugar deixando aquele sentimento de que ninguém foi melhor que ele depois de deixar a cadeira.

Cid Gomes joga com o tempo, diz que irá decidir só em Junho. Enquanto isso bota pressão em Eunício. Nesse percusso, declarações fortes foram das por Cid ao afirmar que ele nada deve a Eunício, e o Senador a ele. Essa foi a senha da ruptura. 
Ontem (30), Gaudêncio Lucena (PMDB), Vice Prefeito de Fortaleza e homem de confiança de Eunício, disse que a aliança PMDB-Pros foi boa enquanto durou.
Conclusão: Ruptura oficializada onde ações e insinuações valem mais que palavras oficiais.

Eunício Oliveira, apenas teve a confirmação total que Cid Gomes não o apoia. Agora o Senador está livre para compor suas alianças. Inácio Arruda seria o Senador da chapa ideal e até já sinalizou que topa, mas o comando da sigla no Ceará não deixa essa união acontecer. A tendência natural e a lógica manda dizer que Oliveira irá se unir com Tasso (PSDB) e Roberto Pessoa (PR). Este último topa tudo para acabar com o reinado dos Ferreira Gomes nas terras alencarianas, podendo ser o Vice da chapa do Senador do PMDB.

Quem tem um problemão sério a resolver é o Deputado José Nobre Guimarães. Ele fechou com o PT que será o candidato ao Senado por sua sigla, mas esqueceu que Cid e Ciro veem Guimarães com seu cuecão como algo que irá macular a chapa do Pros. A tendência é que Guimarães fique pelo caminho. 
Em nível nacional, Dilma continua e continuará caindo. Mas a posição é fraca. A Copa do Mundo, a economia estagnada e o fantasma de Lula são suas tormentas. Sua reeleição está ameaçada.

VEJA OS ÚLTIMOS PRONUNCIAMENTOS DE CID SOBRE A SUCESSÃO

Um comentário:

Anônimo disse...

Izolda, só mesmo a autora da música do Roberto Carlos, paciência, não tem nem tempo pra trabalhar este nome, oh povo pra voar, é Domingos Filho, tá confirmado