quarta-feira, dezembro 24, 2014

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA E EEEP PROFISSIONAL DE ITAPAJÉ ESTÃO ENTRE AS 100 MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS

Alunos do Colégio Militar (Federal) de Fortaleza

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou na última segunda-feira (22), os resultados médios por escola da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Ceará possui duas escolas dentre as cem instituições estaduais do País que obtiveram melhor resultado na média da prova objetiva.

O Colégio da Polícia Militar do Ceará, de Fortaleza, foi a escola estadual cearense com melhor pontuação no exame em 2013, com média de 588,03 nas quatro provas realizadas. Além disso, o colégio garantiu ainda a 37ª posição entre as escolas estaduais do Brasil. No ranking geral, que inclui as escolas particulares e federais, o Colégio da Polícia Militar ficou na 1488ª posição.

Já a Escola Estadual de Educação Profissionalizante Adriano Nobre, em Itapajé, conseguiu ser a segunda melhor instituição pública do Estado e a 59ª do gênero no País. A escola conseguiu média de 579,56 pontos.

Das dez escolas estaduais mais bem posicionadas do Ceará, cinco são de Fortaleza, enquanto as outras cinco são do interior.

Os outros estabelecimentos educacionais cearenses mais bem colocados consecutivamente foram a EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva, de Horizonte; o Colégio Militar do Corpo de Bombeiro, de Fortaleza; EEEP Professor Walquer Cavalcante Maia, de Russas; EEEP Paulo Petrola, de Fortaleza; EEEP Governador Waldemar Alcântara, de Ubajara; EEEP Julia Giffoni, de Fortaleza; EEEP Adelino Cunha Alcântara, de São Gonçalo do Amarante; e EEEP Juarez Távora, de Fortaleza.

Na Escola Maria Dolores de Alcântara e Silva, os resultados positivos são conquistados por meio do acompanhamento contínuo e avaliação das necessidades dos alunos, conforme relata o coordenador da instituição, Carlos Eduardo da Silva: "O trabalho é aplicado desde o primeiro ano, tendo como foco recuperar as deficiências do aluno em relação ao ensino fundamental".

A eficiência do método é comprovada pelos resultados. A Escola Maria Dolores de Alcântara e Silva já conseguiu ter alunos aprovados em cursos como Medicina, Engenharia Civil e Odontologia na UFC. Já Tadeu Celedônio, diretor da Escola Professor Walquer Cavalcante Maia, coloca que o trabalho realizado com os alunos vai além da preparação para as provas, mas também de estímulo e conscientização sobre as próprias possibilidades.

"Fazemos o preparo desde o primeiro dia de escola e o foco é sempre o Enem. Temos aulões semanais, professores qualificados, materiais que vão além do livro didático e testes simulados a cada 21 dias. Não é porque estamos em uma escola pública que não podemos oferecer um ensino de qualidade", comenta.

Pela segunda vez consecutiva, o Inep liberou apenas a média em cada uma das quatro provas objetivas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática) e da Redação. Foram abordadas 14.715 escolas, sendo consideradas as que tiveram pelo menos metade de seus alunos do 3º ano do ensino médio participando do Enem, além de no mínimo dez alunos concluindo o ensino médio.

Ranking

1. Colégio da Polícia Militar do Ceará
2. EEEP Adriano Nobre (Itapajé)
3. EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva (Horizonte)
4. Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (Fortaleza)
5. EEEP Professor Walquer Cavalcante Maia (Russas)
6. EEEP Paulo Petrola (Fortaleza)
7. EEEP Governador Waldemar Alcântara (Ubajara)
8. EEEP Julia Giffoni (Fortaleza)
9. EEEP Adelino Cunha Alcântara (São Gonçalo do Amarante)
10. EEEP Juarez Távora (Fortaleza)

Ranniery Melo
Repórter

Nenhum comentário: