quarta-feira, dezembro 17, 2014

Sem Medalha - EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE IPU TEM UM DOS PIORES RESULTADOS DO CEARÁ NA OBMEP

Sem projetos educacionais, sem liderança ou referência pedagógica em seu comando e com professores capacitados mas desmotivados e pouco cobrados, inclusive com diretores e coordenadores ausentes em seus expedientes, a educação municipal de Ipu segue com seus resultados pouco expressivos. Há muito tempo alertamos aqui que a educação de Ipu precisa dar uma oxigenada e o Prefeito Sergio Rufino, agora mais do que nunca, precisa cortar da carne e colocar pessoas com mais capacidade técnica em funções estratégicas.

Um dos exemplos dessa caótica situação que se encontra pertinente foi o resultado da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em sua edição de 2014. 

Observando os resultados dos Níveis I (6º ou 7º ano) e II (8º ou 9º ano), os quais são avaliados exclusivamente os alunos da rede municipal de ensino, o Ipu, comparando com todos os demais municípios do Ceará, ficou entre os piores do Estado nos dois níveis do quadro de Medalhas. Ou seja, a Terra de Iracema, berço de intelectuais e de notáveis professores, foi um dos municípios do Estado do Ceará que não recebeu nenhuma medalha - observando o Ensino Fundamental II que é de competência das Prefeituras com suas Secretarias que serve de parâmetro para avaliar o grau de conhecimento matemático e de lógica no alunado.

Onde está o erro do cálculo?

Os concursos públicos realizados pela prefeita Corrinha e pelo Prefeito Sávio Pontes, trouxeram para o serviço público municipal grandes profissionais do ensino da matemática. Mas muitos desdes são também concursados do Estado, e desmotivados com a educação de Ipu que não empolga e com os salários pouco atrativos, ficam constantemente a se licenciar de suas funções no município. Essas licenças caem como uma luva na mão dos interesses eleitorais, pois abrem caminho para contratações de professores que ficam "gratos politicamente" com a sua convocação. 

Porém o ponto fora da curva está mesmo na falta de projetos paralelos sobre estas avaliações globais, bem como a ausência de uma logística de acompanhamento rigoroso na aprendizagem. 

Entra prefeito e sai prefeito e nunca aparece um secretario de educação para montar uma escola modelo para esses projetos. A histórica Escola Murilo Aguiar bem que poderia ser um centro de excelência do ensino municipal e pólo irradiador de ações educacionais para outras escolas. 

Falta vocação a Sergio Rufino para isso. Falta-lhe coragem de esquecer a política e fazer educação com profissionais realmente comprometidos e ousados. Falta-lhe a sensibilidade de perceber que o prédio pintado e recuperado não é nada se não há um Projeto Político-Pedagógico eficiente e inovador. 

Prefeito Sergio Rufino e sua irmã Terezinha Rufino (Secretária de Educação)

Sobral foi destaque.
Sobral foi o grande destaque da nossa região com um total de duas medalhas de ouro, dez de prata e vinte e seis de bronze. Das cidades vizinhas ao Ipu, Guaraciaba foi destaque com duas medalhas de bronze e quatro menções honrosas. Ipueiras e Reriutaba também conquistaram uma medalha de bronze e duas menções honrosas.
Ubajara e as pequenas Groaíras, Cariré, Coreaú e Meruoca também conquistaram o Bronze no evento nacional. 

Brevemente estaremos analisando outros dados das avaliações globais da educação ipuense. Aguardem.

Confiram o  desempenho das cidades no site da OBMEP (Click na Imagem para ver o resultado dos municípios do Ceará)



ENTENDA

A OBMEP foi realizada em duas fases. A primeira ocorreu em maio e a segunda em setembro. O evento é é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Nesses dez anos, em seu Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), destinado aos seus medalhistas, a OBMEP ofereceu a cerca de 30 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2014, seis mil e quinhentos alunos poderão participar do PIC.

A OBMEP produziu e distribuiu as escolas e alunos um material didático de qualidade, como apostilas do PIC e Banco de Questões, também disponível nesta página. A partir de 2014, será possível procurar os problemas apresentados nos Bancos de Questões e nas provas da OBMEP com palavras-chave. Esta é uma ferramenta útil a professores na preparação de aulas e provas, e também a alunos em seus planos de estudo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ainda há um renomado professor de MATEMÁTICA da cidade atuando na secretaria de educação!? Estará também no rol dos desmotivados?

Anônimo disse...

Para ser justo, o foco é a educação municipal. Apesar de insignificante, se passou despercebido em sua pesquisa, em 2014 houve DUAS menções honrosas, uma para uma Escola municipal do Abílio Martins e outra da Escola Municipal Moacir Timbó.

Completando, esta é a 10ª edição da Obmep, e NUNCA houve medalhistas pela rede municipal, passaram TRÊS gestões desde 2005 até 2014.

Exceto a rede estadual, pela Escola de Educação Profissional, em Ipu.

Anônimo disse...

Spaece, Prova Brasil a coisa anda muito fraquinha...só tem um jeito: RAIMUNDO JOSÉ O NOSSO HOMEM DE PRETO.

Anônimo disse...

Não se faz educação com prédios recuperados?

Como é que faz professor é com prédios caindo, salários dos professores atrasados e desviando a merenda escolar.

Anônimo disse...

homens de preto no camando, melhora ou piora.