sexta-feira, dezembro 26, 2014

IDEB de Ipu - INDICADORES APONTAM ESTAGNAÇÃO E QUEDA DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Em Novembro de 2013, alunos da rede pública municipal de Ipu foram submetidos a Prova Brasil. As médias das notas dos alunos ipuenses servem de base para os números finais do Ibeb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que são divulgados no segundo semestre do ano seguinte (2014). Desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) a Prova Brasil, a qual é aplicada somente em anos ímpares para alunos de 5ª e 9ª série, têm por objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. 

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 

Com dados catalogados e divulgados desde 2007 durante a gestão da Prefeita Corrinha Torres, o Ideb de Ipu vinha passando por um processo contínuo de melhora, mas com a divulgação nesse ano dos números de 2013, o Ipu pela primeira vez deixou de evoluir. Segundo o Ideb, nas séries finais (9ºano do Ensino Fundamental), o Ipu estagnou nos 3,5 pontos, enquanto nas séries iniciais (5º ano do Ensino Fundamental) houve uma queda de 4,5 para 4,2 pontos.

Esses dados negativos divulgados pelo MEC foram baseados no primeiro ano da gestão do Prefeito Sergio Rufino.

A educação municipal de Ipu termina o ano de 2014 sem nada a comemorar. Além da queda na avaliação Estadual do Spaece e do baixo rendimento na OBMEP, os números do Ibeb mostram o quanto os gestores locais precisam melhorar em suas ações educacionais. A educação de apadrinhamento político nunca funciona.

Contra números não existem argumentos. 
_____________________________________________
Leia matéria Relacionada Clickando na imagem abaixo

7 comentários:

Anônimo disse...

se preocupa naum KT que o Raimundo José vai já já criar uma fórmula mágica para inventar que esses resultados de estagnação representam um enorme avanço...kkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Você como professor é um ótimo blogueiro. Como uma pessoa que trabalha com educação sabe que é impossível uma mudança na educação em dois anos. Se a educação está mal, acredito que o problema vem no mínimo da gestão anterior. Agora gostaria de saber uma estratégia sua para melhorar a educação da sua cidade. O que está indo mal? Pare de apontar defeitos mesquinhos e pare de fazer uma oposição dos anos 60, evolua. Mova-se.

Anônimo disse...

permita-me intrometer na conversa do comentário anterior onde indaga ao KT uma estratégia para uma possivel solução para a educação de Ipu sair desse marasmo. Logo, respondo com poucas palavras, dizendo que o principal motivo é a gestão da educação dessa cidade que estar em mãos erradas, não que essas pessoas não sejam honestas ou batalhadoras, mas não tem a capacidade de guiar os rumos da educação de Ipu. Estão assumindo os cargos apenas por motivos políticos ou familiares.

Anônimo disse...

E quais são as pessoas certas?????
Sinto muito meu caro do comentário acima. Você continuou na mesma do dono do blog. Ou melhor me aponte uma cidade que não tenha em cargos desse tipo que não sejam político/familiar. Conversa fiada...

Anônimo disse...

"E quais são as pessoas certas?????
Sinto muito meu caro do comentário acima. Você continuou na mesma do dono do blog. Ou melhor me aponte uma cidade que não tenha em cargos desse tipo que não sejam político/familiar. Conversa fiada...
domingo, dezembro 28, 2014 10:11:00 PM"

SE VC DIZ QUE O PROBLEMA NÃO É ESSE, ENTÃO NÃO VOU TEIMAR COM VOCÊ. LEMBREI-ME DO DITADO: O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER ENXERGAR.

Anônimo disse...

Você é um dos que não quer enxergar.

Anônimo disse...

ppois bem, vamos lá:
Secretaria de educação:irmã
Chefe do setor de compras: sobrinha
Chefe do gabinete:irmão
presidente da camara)reeleito):irmão
sub -secretaria da ação social:irmã
Sem contar com os inumeros cargos que outros familiares exercem...ô Ipu sem sorte