segunda-feira, dezembro 01, 2014

TABARÉ VÁZQUEZ VOLTA A SER PRESIDENTE DO URUGUAI

O candidato governista Tabaré Vázquez, 74, venceu o segundo turno das eleições uruguaias por 53% contra 41% de seu oponente, Luis Lacalle Pou, segundo pesquisa de boca de urna. Este será o terceiro mandato consecutivo da Frente Ampla no país, que hoje é presidido por José Mujica.

Vázquez, de centro-esquerda, anunciou ontem, ao votar no clube Arbolito, no bairro de La Teja, que lançará um pacote de medidas logo depois de assumir, em março do ano que vem. O foco estará na ampliação de planos sociais e medidas de segurança (o aumento da violência é apontado como principal problema do país, para os uruguaios).

Ele, que foi presidente de 2005 a 2010, disse que anunciará o gabinete na próxima semana e chamará pessoas ligadas à oposição para ocupar alguns dos cargos, um ato que chamou de "grande encontro nacional".

Alguns nomes do primeiro governo de Vázquez devem voltar à nova gestão. Além do atual vice-presidente, Danilo Astori, que ocupará o ministério da Economia, outro ex-ocupante da mesma pasta, Álvaro García, deve ser o novo secretário de Planejamento. As ex-ministras da Saúde, María Julia Muñoz, e de Desenvolvimento Social, Marina Arismendi, seriam recolocadas em outros postos.

O candidato de centro-direita Luis Lacalle Pou reconheceu ontem a vitória do esquerdista Tabaré Vázquez.

"Há poucos minutos liguei para o dr. Tabaré Vázquez para felicitá-lo por ter triunfado legitimamente nestas eleições", declarou Lacalle Pou em seu comitê de campanha ontem à noite.

Pou votou pela manhã e disse estar de acordo com o gesto conciliador de Vázquez com a oposição. Ele agradeceu o apoio do Partido Colorado, principalmente do ex-candidato Pedro Bordaberry, que obteve 13% dos votos no primeiro turno, e do ex-presidente Julio Maria Sanguinetti.

O atual presidente, José Pepe Mujica, que desta vez não foi votar a bordo de seu Fusca 1987, ocupará uma vaga no Senado.

Popularidade

Na última quinta-feira, pesquisa Factum divulgou que Mujica pode deixar o cargo com 65% de aprovação. Em 2010, Tabaré saiu do posto com 70%.

De acordo com os jornais uruguaios "El País" e "El Observador", a porcentagem de uruguaios que votaram para presidente no segundo turno deve ser de aproximadamente 80%. Segundo a justiça eleitoral local, o principal motivo para a procura inferior à do primeiro turno foram as fortes chuvas, que castigaram algumas regiões do país. A tempestade atrasou o início da votação em alguns bairros.
Fonte: DN

Nenhum comentário: