segunda-feira, dezembro 22, 2014

Enem - MEC APONTA FARIAS BRITO SOBRALENSE COMO O MELHOR COLÉGIO DO INTERIOR DO CEARÁ

Sede do Farias Brito- Sobral

O Ministério da Educação, através do Inep, divulgou no final da tarde de hoje (22/12), o ranqueamento das escolas públicas e privadas de Ensino Médio do país. Os dados são baseados na prova do Enem aplicada em 2013 e servem como parâmetro para que educadores, estudantes e a comunidade escolar avaliem o grau de aprendizagem nas instituições de ensino.

O Inep calcula a média das escolas através do desempenho dos alunos nas provas de Linguagens e Códigos, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Os dados são calculados para estabelecimentos de ensino que tenham matriculados, no mínimo, dez concluintes do ensino médio regular seriado e 50% de alunos participantes do Enem. Confiram aqui a lista geral.


SOBRAL TEM O MELHOR COLÉGIO DO INTERIOR

O Colégio Farias Brito, através de sua sede em Sobral, foi apontado pelo Inep como a melhor escola do interior do Ceará. Com uma extraordinária média de 608,40, a instituição teve em 2013 um total de 166 alunos que fizeram a prova do ENEM, representando um total de 97,08% de comparecimento dos concludentes do Ensino Médio. (Veja abaixo o desempenho do FB)

Fonte: Inep/MEC

O Colégio Pequeno Príncipe do Crato ficou como o segundo melhor com a nota 606,6. Na terceira colocação interiorana com 604,6 ficou o Colégio Paraíso de Juazeiro do Norte.

Desde 2010, quando o Governo Federal passou a utilizar o ENEM como meio de acesso as universidades federais, o Inep tem divulgado ranking das melhores escolas do país com base nas notas obtidas pelos alunos nas provas. O índice de participação de alunos concludentes do 3º ano do Ensino Médio tem aumentado todos os anos.  Desde então, o FB Sobralense sempre liderou em todas as listas divulgadas como a escola da Região Norte com a média de melhor desempenho.

Confira a relação das dez melhores escolas de Sobral e da Região Norte/Noroeste do Estado. 
Acesse a lista completa aqui (já tabulada)

2 comentários:

Anônimo disse...

"BOMBA"......Rogério Palhano abre guerra radiofônica contra Denes Lima!
http://timraimundo.blogspot.com.br/2014/12/artigo-do-professor-tim-sobre-duelo.html

Anônimo disse...

Escola campeã do ENEM ocupa, ao mesmo tempo, 1º e 569º lugar do ranking
MATEUS PRADO/ Estadão
26 Dezembro 2014 | 15:39
A primeira colocada no ENEM não é uma escola, é uma artimanha jurídica que faz com que os alunos tenham suas notas computadas em duas listas diferentes
Vários Fakes entre as primeiras colocadas no ENEM
A escola que se auto intitula a primeira colocada no ENEM ocupa, ao mesmo tempo, a 1ª e a 569ª posição no ranking que a imprensa faz com os resultados do ENEM. E faz 5 anos que a escola usa do mesmo expediente (fingir ser outra escola para ficar em primeiro lugar no ENEM) e ninguém toma nenhuma providência.
Como ela fez isto ? Fácil. A escola, localizada na Avenida Paulista, em 2009 separou numa sala diferente os alunos que acertavam mais questões em suas provas internas. Trouxe, inclusive, alguns alunos de suas franquias pela grande São Paulo. E “criou” uma outra escola (abriu outro CNPJ), mesmo estando no mesmo espaço físico. E de lá pra cá esta ‘outra escola’ todo ano é a primeira colocada no ENEM. A 569ª posição é a que melhor reflete as condições da escola. O 1º lugar é uma farsa.
A primeira colocada no ENEM NÃO é uma escola, é uma artimanha jurídica que faz com que os alunos tenham suas notas computadas em duas listas diferentes. Uma minoria que acerta muitas questões vai pro CNPJ novo e fica em primeiro lugar no ENEM. Todos os demais – a maioria – fica no CNPJ antigo e tem resultados muito ruins no ENEM (em 2013 a 569ª colocação).
Todos estudam no mesmo prédio, com os mesmos professores, com o mesmo material, no mesmo horário, convivendo no mesmo pátio e no mesmo horário de intervalo. O resultado (1º ou 569º) não é diferente por qualquer motivo pedagógico. É diferente porque a escola selecionou quem ela queria que fizesse as provas para representar o novo CNPJ.
No Rio a mesma instituição é a 3ª colocada e a 2015ª
No Rio de Janeiro tivemos mais um destes absurdos. A terceira colocada nacional, que nunca tinha aparecido nem perto das primeiras nacionais e nem nas primeiras posições do Rio de Janeiro, este ano apareceu em terceiro lugar nacionalmente. Mas uma análise um pouquinho mais aprofundada mostra que a escola em 2013 dividiu-se em 13 unidades diferentes (eram menos em outros anos, vários bairros do Rio receberam uma segunda unidade) e a unidade que aparece em terceiro lugar nacional teve somente 15 alunos que fizeram a prova. E sabe qual a posição de todas as 13 unidades da escola ? Ai vai : 3ª, 13ª, 19ª, 387ª, 509ª, 610ª, 739ª, 2105ª, 1549ª, 1034ª, 1010ª, 958ª, 764ª. É isto mesmo. A escola conseguiu ser as mesmo tempo a 3ª melhor escola e a 2105ª do ENEM 2013, e isto passando por escola 1010, escola 1034, escola 1549. É obvio e ululante, estas escolas foram criadas somente para aparecer entre as primeiras colocadas no ENEM. Mandaram pra “lá” quem acerta mais questões entre seus centenas, ou até milhares de alunos, e criaram uma ilusão de que possuem as melhores escolas do Brasil. Tem dúvida ? Tente matricular seu filho em alguma destas duas escolas. Sim, você vai conseguir (se puder pagar quanto eles pedem), mas não na turma que eles tanto usam como propaganda.

Isso acontece só em São Paulo?

Me engana que eu gosto....