segunda-feira, dezembro 29, 2014

PREFEITO DE IPU SINALIZA QUE NÃO HAVERÁ RATEIO DO FUNDEB DE 2014


Prefeito de Ipu não busca diminuir os gastos com pessoal

A Prefeitura de Ipu, assim como no ano passado, não irá promover rateio do Fundeb. Os Prefeitos de gestões anteriores tinham a praxe de fazer essa divisão. Cidades vizinhas promovem a divisão das sobras, o que faz com que a entrega desses valores seja uma grande festa para os educadores locais e fator de motivação profissional e empenho em sala de aula.

Entenda
O governo Federal determina que as Prefeituras devam aplicar no mínimo 60% dos recursos para o pagamento de professores e 40% em atividades para manutenção da rede de ensino municipal. Quando as prefeituras não chegam a gastar esses 60% com salários, o que sobra de um ano para o outro deve ser rateado entre os professores.

O prefeito Sergio Rufino afirmou recentemente no Programa Radiofônico Oficial do executivo local que nesse ano os investimentos têm ultrapassado os 60%. O gestor de Ipu deixou, portanto, subentendido que não existem valores para serem divididos e bateu na tecla que tem cumprido com suas obrigações legais com os gastos. 

A Raiz do Problema
Um dos fatores que afeta no gasto e que faz ultrapassar esses 60% está na pouca quantidade de alunos nas unidades escolares de Ipu. Isso faz com que existam salas de aula com 11 alunos e escolas com menos de 50 alunos. Isso gera uma demanda maior de professores, diretores e funcionários o que aumenta os gastos do Fundeb. Esse problema existe desde o primeiro ano da gestão e continua nesse segundo.

Muitas Escolas e Muitos Funcionários
O que nos chama atenção é que a gestão atual tem sempre primado pelo equilíbrio nos gastos. Então, se essa filosofia de fato existe, por que não fazer remanejamentos de alunos e restruturação de escolas para  que os gastos com pessoal diminuam?

Por que não fazer um esforço para reduzir os gastos com contratados (muitos destes coincidentemente eleitores de vereadores da bancada de situação) e buscar uma valorização dos concursados? Temos certeza que esses profissionais sabem que aumentar relativamente o número de alunos por série, observado sempre a razoabilidade entre 20 e 30 alunos, não é obstáculo para uma boa aprendizagem. Outro ponto importante é que a fusão de escolas também demandaria um gasto menos com diretores e coordenadores.
Sergio Rufino precisaria ter coragem de demitir e remanejar, ou seja, cortar da carne.

Política partidária, uma inimiga da educação de qualidade e da valorização Profissional
Sempre levantamos a bandeira que interesses políticos são os maiores inimigos da valorização dos profissionais da educação. É público e notório que isso infere na qualidade do que é ensinado. Os números das avaliações globais do governo expõem essas chagas, onde a educação de Ipu está com feridas abertas.  

7 comentários:

Anônimo disse...

SE TU SABE ADMINISTRAR POR QUE NÃO ENSINOU TEU PAPAI.

Anônimo disse...

A EX-PREFEITA CORRINHA FEZ RATEIO DO FUNDEB ATÉ NO ÚLTIMO ANO QUE ELA PERDEU A REELEIÇÃO.

Anônimo disse...

Cade as mulheres de preto?

Anônimo disse...

Esse primeiro comentário com certeza é de algum contratado tipo "correligionário" de algum político que antes defendia a bandeira da educação, da valorização dos profissionais, incluindo"rateio do fundeb". E que hoje diz amém pra tudo que seu patrão quer,esquecendo que a maioria de seus votos vieram da classe docente.
É deve ter recebido o fundeb dela.
Prepara quem bate esquece...quem apanha nunca esquece!!!
Aguarde...que vai ter troco!!!

Anônimo disse...

KD ARLETE E RAIMUNDO JOSE? VAO PRA BRIGA?

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! A cara colega e o bobinho José, são do quadro de professores, com certeza já receberam os seus fundebs e tão dando banana para os seus colegas.
Aguarda Raimundo José, vereador de 2016! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Tem gente que não se manca.

Anônimo disse...

Eles pensam que enganam o professorado de Ipu com jantares e mais jantares, coitados deles. Kkkkkkkk 2016 vem aí e saberemos dar troco.