quinta-feira, dezembro 18, 2014

OBMEP - IMPRENSA DO PREFEITO USA DADOS DA REDE ESTADUAL PARA OFUSCAR BAIXO RENDIMENTO DA REDE MUNICIPAL



Tentando ofuscar o baixo índice de aproveitamento dos alunos da rede municipal na 10ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) a imprensa paga pelo Grupo Liberdade liderado pelo Prefeito Sergio Rufino, ao que tudo indica "bem informada" ou seria mal intencionada mesmo, publicou matéria no site Netcina dizendo que a Educação Ipuense ganhou uma medalha de Prata e 9 menções honrosas na certame matemático.

Tentando desqualificar matéria postada aqui em nosso blog, o site Netcina utiliza-se números da Rede Pública Estadual, a qual não foi alvo de nossa análise, pois observamos os dados exclusivamente da rede municipal que são de competência do Prefeito Sergio Rufino e de sua Secretaria de Educação. No texto de frágil contestação ao nosso, ao que tudo indica digitado a varias mãos, utilizam eles os resultados da Escola Profissional de Ipu (Rede Estadual de Ensino - Crede 5) que são somados ao pífio desempenho da rede municipal.


De fato a Rede Estadual de Ipu, através da Escola Profissional Tarcísio Aragão, conquistou uma Medalha de Prata, obtendo também oito menções honrosas. Coincidentemente o Professor citado na matéria pelo site situacionista como ganhador de um prêmio, o qual foi obtido pelo desempenho dos seus alunos na Escola Estadual em que trabalha, teve seu nome colocado como integrante também da rede municipal, tentado "colar" sua imagem com a da gestão do Prefeito de Ipu. Só para refrescar a memória, essa foi a mesma escola, uma obra da gestão Sávio Pontes em parceria com o Governo do Estado, que na campanha eleitoral de 2012 os correligionários do atual Prefeito alardeavam que ela não era uma conquista da Prefeitura Municipal e que a mesma era "da rede Estadual".

Outro ponto da matéria, em um tom desesperado típico de quem quer atirar com a pólvora dos outros, foi ter colocado a Escola Tarcísio Aragão como Escola de Ipu premiada, pois essa conquista foi mérito dos seus professores e gestores, não tendo nada haver com a indolência da educação municipal. 

O site Netcina diz que "Desde que foi criada no ano de 2005 a 2011, NENHUM ALUNO DE IPU GANHOU MEDALHA NA OBMEP, mas em 2012, um aluno conquistou a primeira Medalha de Prata. Com a atual gestão, a partir de 2013, a evolução na Educação Ipuense foi enorme e vários alunos foram premiados. Também um professor e uma escola". Verdade, mas isso são dados da Rede Estadual e não Municipal que já tem um resultado medíocre desde o ano de 2013, primeiro ano que os Irmãos Rufinos assumiram o comando da educação local.

Nos últimos dias conversamos com vários educadores do município e estes foram unanimes em dizerem que o tratamento dado ao importante evento, foi de uma profunda inoperância dos técnicos da educação municipal. Por todo dia de ontem, muitos destes profissionais nos ligaram dizendo que estavam sendo indagados por pessoas de dentro da Secretaria sobre as informações por mim aqui postadas.

Não adianta tapar o sol com uma peneira. Já é praxe da imprensa paga pelo prefeito, num sinal claro de prepotência, de tentar desqualificar as críticas que lhe são feitas, onde o melhor seria usar da sensatez e assimila-las. 

Ficam perguntas no ar?
Se o resultado de 2013 da educação municipal na OBMEP não conseguiu ser melhor do que das gestões anteriores na OBMEP, por que não foi feito algo nos últimos dois anos? Resposta: faltou tudo aquilo que já escrevemos: projetos, estratégias e logística educacional. 

E outra, não culpamos os professores (como todo menino de cinco anos pode entender ao ler meu texto)  como assim o texto do Netcina insinua numa patética tentativa de colocar a minha pessoa contra estes. Acreditamos sim que não adianta termos craques (professores) se o treinador (Secretaria de Educação) e a comissão técnica (membros do primeiro escalão da Sec. de Educação) não tem uma estratégia e nem interesse de ganharem o campeonato (OBMEP/Space/Provinha Brasil e AFINS). Pior ainda se o Presidente do Clube (Prefeito) contrata mal os dirigentes de sua equipe. 

Sugiro aqui um tema mais realista e honesto para a matéria: ESCOLA TARCÍSIO ARAGÃO SALVA EDUCAÇÃO DE IPU DE VEXAME NA OBMEP.

Agora, o Ipu sabe muito bem quem anda vendendo peixe podre e tenta maquiar resultados da educação ipuense.

Já que vocês resolveram instigar o nosso debate educacional  de maneira discrepante fabricando subterfúgios, aguardem, pois brevemente estaremos analisando mais números da EDUCAÇÃO MUNICIPAL.

8 comentários:

Anônimo disse...

Renomado professor KT,
Você escreveu a seguinte frase: “Sem Medalha - Educação municipal de Ipu tem um dos piores resultados do Ceará na OBMEP” Professor Kleber Teixeira
Gostaria que explicasse aos seus leitores como foi que vc chegou a essa brilhante conclusão se desde que a OBMEP foi criada em 2005 até 2013, nenhum aluno da educação municipal de Ipu ganhou medalha.

Anônimo disse...

No quarto parágrafo de seu texto, você fala que foi um tom desesperado ter colocado a Escola Tarcísio Aragão como escola de Ipu premiada. Agora eu fiquei preocupada. Será que essa escola não pertence mais ao Ipu?

Anônimo disse...

Mais tbem até o Hirmem faz parte do quadro de funcionarios da educacao pois ontem na culminancia do projeto pnaic vie ele com o uniforme onde alguns dos professores ficarão sem mais ele hirmem não

Anônimo disse...

professor kleber teixeira,essa matéria que o seu amigo netvcina,publicou é feita pelo secretário raimundo josé,o luis fernando não tem conhecimento nem acesso a muitos dados da prefeitura que é colocado em seu blog.por que o senhor secretário naõa assina as matérias??

Anônimo disse...

Kleber, infelizmente vc. esqueceu de acrescentar um pequeno detalhe, simples até, é fato, essa gestão municipal se compara a dados de gestões anteriores, não tem nenhuma META estabelecida para esses quatro anos...

Anônimo disse...

A educação municipal, bem como a saúde e todas as demais áreas da administração pública de Ipu, está definhando a cada dia, só cego e puxa-saco não quer ver.
Esse prefeito já está aí há 2 anos e os índices da educação não melhoram, a dengue virou epidemia, a falta d'água é alarmante, mas os puxa-sacos querem empurrar goela abaixo do povo que está tudo uma maravilha.
Tem problema não, os dias passam e a população vai enxergando o que salta aos olhos: essa administração feijão-com-arroz tem muito papo, mas pouca ação.

Anônimo disse...

Bom era no tempo do Papai!!! Oh saudade!!! 03 meses sem receber salários, meu nome do SERASA devido aos empréstimos consignados que eram desviados, o dinheiro da previdência descontado do meu contra-cheque que não ia para o Ipuprev, os médicos foram embora porque não recebiam pagamento. E os fornecedores??? Sem falar das grandes obras: Passagens molhadas, banheiros, creche da mina, calçamentos, inclusive o da Rua Osório Rufino, entre tantas outras. Agora, o bom mesmo eram os finais de semana no mato grosso, regados a picanha argentina e wisque 18 anos. Bom demais!!!

Anônimo disse...

Prof. KT, não conheço você pessoalmente mas gosto bastante do seu blog. Seu jeito de postar comentários maquiados contra o prefeito Sergio Rufino é sua marca principal. Adoro de verdade.
Não sou de Ipu mas vejo como vc e seu blog são oposicionistas ferrenhos.
Uma mistura de parcialidade com rivalidade ou algo parecido, gostaria de conhecer melhor a política de Ipu e estou no blog certo.
Seu blog está de parabéns e vc como professor renomado (pelo menos é o que apresenta pelas propagandas)também, principalmente na parte que se trata da formação de opinião.

Lendo seu blog lembro-me de certos personagens históricos que se venderam a baixo custo e que colocaram sua profissão sob o sabor do dinheiro. Agora, será que vale a pena é o que me pergunto. Mais uma vez, minhas congratulações.