quinta-feira, dezembro 25, 2014

ENEM - ESCOLA PROFISSIONAL DE IPU É A TERCEIRA MELHOR DA REDE ESTADUAL DA CREDE 5


Núcleo Gestor da EEEP Tarcísio Aragão

Vinculada a Crede 5 de Tianguá a qual administra as Escolas Estaduais Profissionais e de Ensino Médio Regular da Região da Ibiapaba, a EEEP Tarcísio Aragão de Ipu ficou posicionada como a terceira melhor entre as instituições públicas ranqueadas pelo Inep/Mec.

Com uma média de 501,7, a escola de Ipu ficou atrás da EEEP Gov. Waldemar Alcântara de Ubajara que foi a melhor pontuada com 536,5, e da EEEP Isaías Gonçalves de São Benedito que ficou com 514,7 na segunda colocação.

O ranqueamento do MEC (click aqui para visualizar) via Inep, órgão responsável pela aplicação do ENEM, foi divulgado na última segunda (22) com base nas notas dos alunos concludentes do ensino médio de 2013. Essa é a primeira vez que a Escola que tem a frente o Professor Nivaldo Araujo teve sua qualidade testada, pois foi em 2013 que a instituição concluiu seu primeiro ciclo com alunos do Ensino Médio. No ano passado a Escola Profissional de Ipu teve um total de 141 alunos concludentes do 3º ano do Ensino Médio que fizeram a prova do Enem.

NÚMEROS QUE PREOCUPAM
Apenas as três escolas acima citadas conseguiram, entre as 29 escolas da CREDE 5, atingir uma média ultrapassando 500 pontos. Especialistas em Educação apontam que números inferiores a esse patamar são preocupantes e implicam diretamente na qualidade de ensino e seus nuances.

Outro ponto a ser discutido é que as Escolas Profissionais são também um termômetro de como anda a educação municipal, pois sua clientela é de mais de 80% de alunos vindos da rede municipal, sendo estes teoricamente os detentores das maiores notas pois há um rigoroso critério de admissão para se matricularem no 1º ano do Ensino Médio.

Comparando com as cidades vizinhas, dentro do prisma da realidade ipuense, esse terceiro lugar deve ser compartilhado com os alunos que concluíram o ensino municipal (9ª série) em 2010. É importante observar quem estava à frente do comando da educação pública quando estes alunos saíram do ciclo municipal.

Os competentes educadores da EEEP de Ipu estão de parabéns, mas também devem estarem cientes que a busca pela melhoria desses números deve ser uma constante. 


UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

A EEEP Adriano Nobre de Itapajé, cidade que fica aproximadamente 95 km de Sobral, foi a Escola Pública do interior com a melhor pontuação segundo MEC/Inep. A Escola de Itapajé obteve 579,59 desbancando inclusive vários colégios particulares de renome do interior como foi o caso do tradicional Colégio Luciano Feijão de Sobral que teve a média de 564,0. 


Click na imagem para visualizar

Nenhum comentário: