segunda-feira, dezembro 08, 2014

PADRE NONATO TIMBÓ, SEMPRE COTADO PARA SER BISPO

Texto de Rárisson Ramon (Via Facebook)
___________________________________
Não sou radialista do tipo que adora fazer matérias sensacionalistas e muito menos realizar especulações descabidas. Porém, gosto de analisar os fatos e procuro apresentar notícias que possam suscitar o debate e manter os nossos leitores informados.
O que vos trago, logo abaixo, colegas de face, é um pensamento que tenho sobre uma eventual possibilidade do nosso Pároco de Ipu vir a ser o futuro Bispo da Diocese de Sobral. 

Eis o que penso:

Acredito que agora a pressão para que o Padre Nonato aceite ser consagrado Bispo seja forte. Na vacância de outrora foram feitos convites a ele e este não aceitou. Agora acho improvável o nosso Pároco rejeitar um novo convite da Santa Sé. Presumo que o próprio Colegiado Episcopal da Diocese de Sobral também veja com bons olhos essa ideia. Sei que Ipu perderia muito com essa possibilidade, mas a Diocese ganharia muito.

"Os pré-requisitos para um padre ser bispo são: fé sólida eminente; piedade; zelo; boa reputação; ao menos 35 anos de idade; sacerdote ao menos há cinco anos; e mestrado ou doutorado em área teológica. Tornar-se bispo, porém, ocorre com uma minoria, escolhida, na atual disciplina da Igreja, pelo Papa. com auxílio da Congregação para os Bispos (wikipedia)".
Possivelmente o nome de Padre Nonato estará no relatório do Núncio Apostólico no Brasil Dom Giovanni D'Aniello.

2 comentários:

Anônimo disse...

vai ser o primeiro bispo pica-pau kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Concordo em partes com você caro professor, Padre Nonato daria um excelente bispo, e torço muito para que isso aconteça, mas, lembremos que por questões históricas ao menos no Brasil, são raros os casos de padres serem sagrados bispos em suas próprias dioceses, se Padre Nonato fosse bispo certamente iria para um outro estado. Por isso meu coração gostaria de ter Padre Nonato como Pastor da Diocese, mas minha razão diz que as chances de isso ocorrer são minimas. Aguardemos a decisão de S.S. Papa Francisco.