sexta-feira, dezembro 26, 2014

PARA ONDE VAI MAURO FILHO?

Se não ganhar cargo federal, Mauro terá secretaria de destaque
A seis de assumir a cadeira de governador do Ceará, Camilo Santana (PT) não fechou sua equipe e nem sequer confirmou data para anunciá-la. O petista vinha aguardando a divulgação da lista ministerial da presidente Dilma Rousseff (PT) para resolver a questão no Estado. Parte do ministério foi definida na última terça-feira, mas um dos cargos federais cruciais para a costura política no Ceará não foi preenchido.

De acordo com fonte ligada a Camilo, a presidência do Banco do Nordeste (BNB) é uma das pendências que impedem o futuro governador de fechar o secretariado. O grupo governista quer emplacar o candidato derrotado ao Senado Mauro Filho (Pros) na chefia do Banco, que possivelmente será entregue ao PP. Companheiro de chapa do petista na eleição deste ano, Mauro está sem mandato a partir de 2015, e quer cargo com capilaridade política. Se não federal, no Estado.

Dilma viajou para a Bahia, onde descansará por quatro dias, mas deixou equipe liderada pelo ministro Aloizio Mercadante responsável por encaminhar a definição dos cargos. A chefia do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e da Companhia Docas também entram nas contas de Camilo para a composição do secretariado. O problema é que há chances de Dilma terminar 2014 sem ter decidido o rumo dessas vagas. Há mais de 20 cargos do primeiro escalão ainda a ser preenchidos.

A expectativa de aliados ouvidos pelo O POVO é de que a situação possa ser sanada até amanhã. Camilo deverá conceder entrevista coletiva para anunciar todos os nomes de uma só vez. Apesar do que vinha sendo dito nos bastidores, o alinhamento entre o secretariado e o ministério de Dilma não será regra, mas poderá ocorrer em pastas específicas como Educação e Trabalho e Desenvolvimento Social.

Vários nomes ganham força no balcão de apostas. Com a recusa do cardiologista Carlos Roberto Martins (Cabeto) para a Saúde, o deputado estadual José Sarto (Pros) tem sido cotado. Para o Esporte, o deputado estadual eleito David Durand (PRB), do mesmo partido do futuro ministro da área, George Hilton, tem sido ventilado.

O secretário da Segurança Pública – que virá de fora do Estado, conforme O POVO tem noticiado – ainda estava para ser resolvido. Mauro Filho, caso não seja indicado ao BNB, deverá ser nome certo na área de planejamento do Estado. Na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, a tendência é de manutenção do PDT.
Fonte: O Povo

Nenhum comentário: