sexta-feira, dezembro 26, 2014

SALVAR A VICE, ESSA É A NOVA ESTRATÉGIA DOS MARTINS DE NONATO

Nonato e Carlos Eduardo em recente confraternização natalina na casa do Prefeito/ Foto: Afrânio Soares

O ex-vereador Nonato Martins e seu filho Carlos Eduardo, Vice Prefeito de Ipu, são dois malabaristas da política ipuense.
Nesse ano que se finda, ninguém dentro da política municipal ousou tanto como Os Martins de Nonato  e, apesar de não terem atingido seus reais objetivos, acabaram o ano teoricamente numa boa pois mantiveram cargos e prestígio dentro do Paço Municipal, mesmo tendo feitos constantes ensaios de ruptura de olho em 2016.

CONTRA CAMILO
De posse do Solidariedade (SD), sigla nova criada e que no Ceará é comandada pelo Dep. Federal Genecias Noronha, Nonato e filhos jogaram suas fichas na candidatura governamental de Eunício Oliveira (PMDB) . Eles de “de cabo a rabo” não votaram nos candidatos apoiados pelo Prefeito Sergio Rufino (PCdoB), e este teve que engolir seco o seu Vice, com seu pai junto com o Vereador Nonato Martins Filho, trabalharem em Ipu com muito afinco contra o governista Camilo Santana que contava com o apoio do gestor local.

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA
Mesmo depois de ter perdido a eleição governamental, Nonato Martins nos bastidores articulou a presidência da Câmara para seu filho, tentando dá um nó no prefeito que pretendia  reeleger seu irmão Zeca. As articulações vararam madrugada a dentro nas horas anteriores a eleição da presidência do legislativo. Embora tenha recebido o apoio de Manoel Palácios e de alguns vereadores, a desconfiança de uma traição do Vereador Eduardo Ximenes fez a coisa implodir.

ENQUADRADOS
Depois dessas querelas, Nonato e Sergio Rufino tiveram um “entendimento”.  Foi Fácil, pois ambos, até segunda ordem, ainda precisam um do outro. Sergio deixou a turma do seu Vice bem pequenina nessa história, pois até o episódio do afastamento de um radialista ligado a prefeitura que criticara Nonato com sua investidas, teve que ser desfeito na emissora dos Martins. 

VICE AMEAÇADA
O plano dos Martins de  Nonato é único e bem claro:  garantir a Vice de novo. Não existe outra alternativa, pois  Carlos Eduardo é sabedor das suas limitações políticas e o quanto seria estruturalmente frágil uma candidatura sua a Prefeito em 2016 rompendo com os irmãos Rufinos. 

O vice, antes todo rebelde e que evitava andar ao lado do prefeito, agora mudou a estratégia. A ordem é marcar colado em Sergio Rufino e pactuar com suas ações. Por sua vez “Nonato Velho”, como assim é chamado nos corredores da Prefeitura, tem diminuídos as críticas de bastidores  a administração municipal. É inegável que para esse posicionamento do comandante do Solidariedade (SD) de Ipu, tem em muito pesado o momento de estabilidade político-administrativa que o Prefeito passa somada as indefinições da oposição que está sem generalato. 

Enquanto isso, Sergio Rufino busca uma nova alternativa mais confiável e com custo-benefício eleitoral melhor para ser seu companheiro de chapa em 2016. Dizem que o prefeito está montando o seu mapa da Mina.

2 comentários:

Anônimo disse...

O PREFEITO ARREBENTOU COM ELES. NÃO MERECEM MIAS CONFIANÇA HÁ MUITO TEMPO.

Anônimo disse...

Nonatinho e Filhos mostraram nas últimas eleições que tem força política. Tudo bem que ficou feio para eles quando demitiram o radialista da desagegação e depois tiveram que voltar atrás.
O ipu todo sabe..se não dé a Vice eles passam para a oposição e decidem a eleição mais uma vez.