domingo, novembro 30, 2014

Seca de 1932 - JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO CITA CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE IPU


Enquanto o hotel Excelsior era inaugurado em Fortaleza no ano de 1932, uma multidão de cearenses chegava à capital fugindo de uma das piores secas já vistas no Nordeste e ficavam confinados em campos de concentração, cercados com varas e arame farpado, criados pelo governo. 

Em reportagem especial de Anna Virginia Balloussier e imagens de Isadora Brant, o jornal Folha de S. Paulo traz o relato do início do século 20, quando famílias dirigiam-se à Fortaleza, assombrando as elitres que idealizavam uma Fortaleza "belle époque", moderna - e limpa.

"O governo criou campos cercados para confinar milhares de retirantes; hoje, alguns tentam evitar que a memória desses lugares se apague", informa o jornal.

Dados oficiais contavam 73.918 aprisionados pouco mais de um mês após a abertura dos campos em seis cidades do Ceará: Crato, Ipu, Quixeramobim, Senador Pompeu, Cariús e Fortaleza, conforme relata a historiadora Kênia Sousa Rios, autora de "Campos de Concentração no Ceará: isolamento e Poder na Seca de 1932" (Museu do Ceará, 2006).

Nenhum comentário: