domingo, novembro 02, 2014

QUAL A MELHOR ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE IPU?

Está programado para o próximo dia 27 de Novembro a divulgação pelo Ministério da Educação, via Inep, o ranqueamento das melhores de ensino médio do país. Os dados serão baseados nas notas obtidas pelos alunos que fizeram a prova do ENEM no ano passado (2013).

Os dados consideram escolas públicas e privadas que tiveram, no mínimo, dez alunos matriculados no último ano do ensino médio em 2013. Além disso, é preciso que ao menos 50% dos alunos dessa série tenham participado do Enem e realizado toda a prova, incluindo o teste de redação. Os resultados consideram apenas os alunos que obtiveram nota superior a zero no exame. O número total de alunos leva em conta as informações do Censo Escolar  2013.

Das escolas de Ipu apenas o Instituto Kairós não entrará nesse ranqueamento pois não teve alunos concluindo o terceiro ano do ensino médio em 2013. Todas as demais escolas terão as pontuações disponíveis para a análise da sociedade ipuense.

Mesmo com um ano de atraso, as pontuações servem para analisar o grau de eficiência das ações pedagógicas das Escolas com seus componentes (Professores, Material de Didático, Projetos Pedagógicos, Logística e Simulados), bem como avaliar o grau de capacidade de aprovação nas universidades federais do país que adotam o ENEM como critério de seleção.

HEGEMONIA DO COLÉGIO IPUENSE
Dirigido pela professora Rosiney Paiva a tradicional instituição de Ipu vem, desde 2010 quando foi divulgado o primeiro ranqueamento do MEC, liderando as médias das escolas da cidade e também dos municípios vizinhos. Com uma equipe forte e coesa de renomados professores da região, o antigo Ginásio Ipuense também dentem por três anos consecutivos o aluno de Ipu com a melhor pontuação do ENEM. 

Na prova de 2012 e de 2014, a aluna Adriely Maria (foto abaixo ao lado do seu pai o Professor Erivelto) foi bicampeã de pontuação chegando a atingir na última prova a histórica média de 760,20 pontos a qual lhe garantiu uma vaga no disputado curso de Engenharia Elétrica da UFC em Fortaleza.

ESCOLA PROFISSIONAL É A FAVORITA ENTRE AS ESCOLAS PÚBLICAS
Não muito diferente das mais de cem cidades do Estado que possuem Escola Profissionalizante - um projeto ousado e de grande porte do governador Cid Gomes - é esperado que também em Ipu a Escola Profissionalizante Tarcísio Aragão seja a campeã de pontuação entre as instituições públicas. 
Essa projeção se baseia não apenas pela estrutura que possui, mas principalmente pela qualidade do alunado que é alvo de uma criteriosa avaliação para poder se matricular na instituição. 

Existe também outra questão que envolve a Escola Tarcísio Aragão que é o seu desempenho em relação as demais Escolas Profissionais da Região. Nesse aspecto o grande trunfo da escola de Ipu é seu comando pedagógico que tem a frente o premiado professor Nivaldo Araújo, somado a uma grande equipe de jovens e talentosos professores. 

CAMPEÃO DA REGIÃO
Na região Norte e em Sobral, na cidade de maior porte e principal centro universitário da região, o Farias Brito através da sua sede em Sobral vem liderando o ranqueamento do Enem/Inep desde quando foi divulgado esse critério em 2011.
Existe também uma grande expectativa se o FB Sobralense será pentacampeão nesse ano.

OS PAIS DEVEM FICAREM ATENTOS
Cada vez mais os pais estão de olho nessa avaliação do MEC, pois sabem que contra números não existem argumentos. Na hora de decidir onde matricular seu filho, os números do MEC servem para nortear as decisões.

O Blog do KT a partir do dia 28 iniciará uma série de reportagens divulgando os números e fazendo a análise criteriosa dos mesmos.

Nenhum comentário: