segunda-feira, novembro 10, 2014

BALANÇO DO ENEM - MEC CONFIRMA MAIS DE 1.500 ELIMINADOS

Image-0-Artigo-1738166-1
Candidata se desespera ao ver potões fechados em SP

O ministro da Educação, José Henrique Paim, disse ontem que a edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve 1.519 eliminações, dentre os mais de 8,7 milhões de inscritos. Desses, 236 foram eliminados por uso de celular, nos dois dias de testes.

Em entrevista à imprensa, após o encerramento das provas, em Brasília, Paim disse que o número total de eliminações ainda pode subir, após atualização dos dados. "Nós temos registro na sala de aula que vão aparecer mais à frente", afirmou, citando como exemplos de causas, uso de relógios, tentativas de fraude ou perturbação nos locais de prova.

O ministro também informou que as abstenções neste ano alcançaram o índice de 28,64%, contra 29% no ano passado. Em 2013, o total de eliminações chegou a cerca de 1.500, segundo o ministro. "Isso (eliminações) é lamentável, mas vamos continuar aperfeiçoando esse processo, para que qualquer tipo de perturbação ou de fraude seja coibida", disse.

Na entrevista, o ministro disse que a logística do teste mostrou um processo de consolidação neste ano. "Esse processo está consolidado e temos sem dúvida alguma um exame que abre cada vez mais oportunidades para jovens e trabalhadores do país. É uma política que vem gradativamente sendo melhorada", afirmou Paim.

Mobilidade dos estudantes

O ministro da Educação também foi questionado duas vezes sobre a dificuldade de inscritos para chegar ao local da prova, por morarem longe, o que levou muitos a perder o exame. José Henrique Paim não respondeu se, no ano que vem, haverá mudanças na inscrição ou ampliação dos locais, por exemplo. "A questão do local de prova, depende, vamos ter que ver caso a caso. Vamos analisar", disse.

Neste ano, mais de 8,7 milhões pessoas se inscreveram no principal teste para ingresso no ensino superior público. Foi o número recorde de inscrições, desde a primeira edição do exame. O exame foi aplicado em 1.752 municípios, com 17.367 locais de provas e 242.948 salas.

No sábado (8), foram aplicadas provas de ciências humanas e ciências da natureza e neste domingo, as questões de matemática, e linguagens e códigos, além da redação.
Fonte: DN

Nenhum comentário: