domingo, novembro 09, 2014

Propina - O IPU ESTÁ LIVRE DESSE TIPO DE CORRUPÇÃO?

Matéria do Blog Aconteceu Ipu
Redator Afrânio Soares
_________________________________________________
Hoje iremos retratar em nossas páginas uma corrupção latente chamada de "propina ou suborno", em outras palavras, corrupção, dinheiro obtido ou fornecido de forma ilícita, principalmente pelo superfaturamento em obras públicas, exercido por funcionários públicos, políticos, por muitos vezes, ou por alguma razão tem influência em uma administração ocupando cargos importantes na desova do dinheiro público em benefício próprio.

Em Ipu, esse efeito antiético e corrosivo chegou a administração público em outras administrações, manchando e levando o nome da cidade pacata e cultural para as páginas negativas dos grandes jornais. Mais afinal será se realmente ficamos livres? 

São perguntas, afinal a própria palavra corrupção, muitas vezes é usada para significar suborno, por não dizer "propina", segundo alguns juristas, homens estudiosos do assunto, a propina é apenas uma das formas do crime de corrupção, que atualmente tem um sentido mais amplo. No Brasil, a palavra "propina" é um sinônimo para suborno, especialmente quando as quantias envolvidas não são elevadas.

O pagamento de quantias monetárias ou a doação de presentes em troca de facilitação de transações é uma área cinzenta da corrupção passiva. Na opinião de juristas e até economistas, o suborno é crimino porque leva ao comportamento da renda fácil, e isso poderá levar até a outros crimes econômicos, por não dizer administrativos.

Ela poderá ocorrer nos departamentos de contabilidade, licitações, tributárias, e na área privada como exemplo: um motorista que paga um policial que o flagrou em excesso de velocidade para não ser multado; Um vendedor que uma empresa que oferece a um comprador de outra empresa dinheiro ou presente para que este realize um negócio; Um cidadão que precisa rapidamente de um documento e que paga um funcionário público para apressar sua emissão; Um dono de bar instalado em uma zona residencial que paga o fiscal municipal para permitir que o bar funcione ilegalmente; Diminuições de dívidas ativas ou acordos por funcionários públicos...etc.

Mais afinal o que fazer e como combatê-los? Como melhorar: "A corrupção sempre vai existir, não apenas no Brasil, mas absolutamente em todos os lugares. E é preciso fazer reformas para reduzir esses custos. Uma forma seria proibir deputado, ou vereadores de ocupar cargo no Executivo. Outra forma é reduzir os cargos de livre provimento (comissionados). (...) E o que vale, o que resolve mesmo é a cadeia. As pessoas não entendem porque não acontece nada com que faz algo errado. Depois a gente culpa o eleitor. Mas eu fico imaginando se não é muita responsabilidade para o eleitorado. A Justiça tem que funcionar e condenar." diz Leonardo Barreto (Cientista político e ex-professor de Ciências Econômicas). Portanto nada está totalmente perdido quando tivermos uma educação, e um povo politizado culturalmente. Propina ou suborno é um crime! Denuncie.
Fonte: Aconteceu Ipu

Nenhum comentário: