segunda-feira, novembro 24, 2014

PT DE FORTALEZA INTENSIFICARÁ OPOSIÇÃO A ROBERTO CLÁUDIO

Os dirigentes Elmano (e) e De Assis: caminhos distintos
Em postura que prenuncia crise entre cúpulas municipal e estadual do PT para 2016, a Executiva do partido em Fortaleza sequer cogita hoje apoiar reeleição de Roberto Cláudio (Pros) à Prefeitura. Segundo o presidente municipal da legenda, o deputado eleito Elmano de Freitas, intenção de petistas vai no sentido contrário: de intensificar oposição ao prefeito no próximos anos.

A posição complica a vida de lideranças do PT no plano estadual, alinhadas a Cid Gomes (Pros) e ao prefeito de Fortaleza. Isto porque, em 2016, serão delegados do PT em Fortaleza - hoje mais próximos da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) - que definirão postura do partido na disputa municipal. Um dos principais apoiadores da eleição de Camilo Santana (PT), Roberto Cláudio pode ficar sem apoio dos petistas na reeleição.

“Nossa posição é de oposição, e vamos construir essa oposição em 2015, e em 2016 decidir o que será seguido. Evidentemente, quem faz oposição não apoia o candidato a quem ele faz oposição, isso é uma coisa lógica”, diz Elmano, que engrossará bancada “anti-RC” na Assembleia. Apesar de antecipar rejeição ao nome do prefeito, ele evita antecipar decisões sobre 2016. “Será discutido no tempo certo”, diz.

A reportagem tentou entrar em contato com Luizianne Lins, mas não obteve resposta. Com maioria absoluta no PT de Fortaleza, a ex-prefeita é crítica da gestão RC e estará no centro da discussão municipal de 2016.

“Precipitado”
Apesar das posições divergentes, petistas do Município e Estado evitam admitir “crise anunciada” entre cúpulas. Segundo eles, prioridade do momento é consolidar governo de Camilo Santana, para iniciar discussões de 2016 apenas nos próximos anos. 

“Está muito cedo. O resultado da eleição de Fortaleza precisa ser muito maturado. É muito precipitado dizer absolutamente qualquer coisa”, diz o presidente estadual do PT, De Assis Diniz. Ele destaca, no entanto, que empenho de RC e do Pros na campanha de Camilo “não foi pequeno e não pode ser esquecido”.

Ele reforça ainda que PT de Fortaleza “não é autônomo”, não podendo “passar por cima” de decisões do Estado ou do governo federal. Vereador de Fortaleza, Acrísio Sena (PT) evita antecipar posturas para 2016, mas defende que o partido se mantenha na oposição em Fortaleza.
Fonte: O Povo

Nenhum comentário: