sábado, novembro 15, 2014

Vazamento das Provas - ENEM NÃO SERÁ CANCELADO, AFIRMA INEP

O presidente do Inep, Francisco Soares, afirmou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014) não será cancelado, em  entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (14), em Fortaleza (CE). Na última quinta-feira (13), a Polícia Federal instaurou inquérito policial para apurar a denúncia de vazamento na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014.

Um estudante do Piauí relatou ter recebido, pouco antes do exame, uma foto da página da prova com o tema da redação. A foto teria sido enviada a um grupo por meio de aplicativo de celular.

O presidente do Inep foi ao Ceará para acompanhar a Operação Apollo, deflagrada na manhã desta sexta (14). A PF prendeu quatro pessoas acusadas de fraudar o Enem, vestibulares e o ingresso em universidades públicas pelo sistema de cotas.

A operação foi deflagrada simultaneamente nos estados do Ceará, Paraíba e Piauí, onde foram cumpridos 4 mandados de prisão temporária e 9 mandados de busca e apreensão.

Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que desde o início do exame diversas denúncias foram recebidas e após investigação realizadas, todas se mostraram infundadas.

“O Inep trabalha em conjunto com a Polícia Federal para dar, cada vez mais, rigor e segurança à aplicação do exame, garantindo assim a isonomia entre os participantes”.

Entenda o caso
O esquema criminoso tinha seu centro de atuação na região do Cariri, no sul do estado do Ceará, mas a atuação da quadrilha se estendia também pelo estado da Paraíba. Os fraudadores direcionavam a sua atuação aos candidatos interessados em ingressar no curso de medicina de universidades públicas.

A investigação criminal, centralizada na Superintendência da Polícia Federal no Ceará, foi iniciada há 13 meses e, além das prisões realizadas nesta data, propiciou a prisão em flagrante de dois candidatos do Enem 2014 no último sábado (6), na cidade de Juazeiro do Norte (CE).

As investigações seguem agora para identificar todos os possíveis beneficiários do esquema criminoso, responsável por fraudes ao Enem 2013 e 2014.

Edição 2014
O Enem foi aplicado no último final de semana e contou com a participação de mais de 8,2 milhões de estudantes em 1,7 mil cidades em todo o País. 

* Com informações da Polícia Federal 

Nenhum comentário: