domingo, novembro 02, 2014

Enem - CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA NO BRASIL PODERÁ SER TEMA DA REDAÇÃO

Ex-presidentes FHC e Lula, juntos no mesmo palanque em 1984 na campanha das Diretas Já

Nesse ano de 2014 o debate sobre democracia ganhou força mais ainda com as reflexões sobre os 50 anos do Golpe Militar, sem esquecer que também tivemos a sétima eleição presidencial direta desde a redemocratização. Entre as abordagens possíveis para a prova de redação está a reflexão sobre as maneiras pelas quais a sociedade pode exercer seu poder e participar da vida política do país, daí uma grande possibilidade da proposta de redação envolver valores como Democracia, Cidadania, Participação e a relação do cidadão com o governo e suas instituições, bem como as perdas que trazem os regimes ditatoriais.

Vejamos uma base histórica, que pode servir de base para sua argumentação no próximo dia 9.
___________________________________________________________
O atual período democrático vivido pelo Brasil teve início há menos de 30 anos. Após 21 anos de regime militar (1964-1985), o país restabeleceu um governo civil, em 1985, e só em 1989 voltou a realizar eleições diretas para Presidente. Em comparação com regimes mais antigos, como o americano, por exemplo, que se estabeleceu no final do século XVIII, pode-se dizer que somos uma democracia em consolidação.

Desde a redemocratização, contudo, o Brasil tem dados passos importantes nesse sentido. Em 1988, promulgou sua nova Constituição, que estabeleceu direitos plenos ao cidadão. Em 1992, um presidente (Fernando Collor) sofre um processo de impeachment, que resultou em sua saída do governo. Tudo correu na mais perfeita ordem, sem tentativas de golpe de Estado ou qualquer interrupção da ordem democrática e não esquecendo que com uma ampla participação popular através dos jovens "caras pintadas" que ganharam as ruas contra a corrupção no governo.

Em 1997 o presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) fez uma mobilização no Congresso para a aprovação da reeleição, manobra essa muito comum no populismo Latino Americano que nunca desaparece por completo, a qual, uma vez aprovada, lhe condicionou para um segundo mandato. Mesmo assim, não houve retrocesso, pois o próprio PT, partido que fizera oposição a FHC, já usufruiu duas vezes da reeleição presidencial que o ex-presidente criou.

O processo do mensalão, encerrado no fim de 2013, mostrou por sua vez a autonomia do Poder Judiciário. Na Corte do Supremo Tribunal Federal, mais alto tribunal do país, foram condenados, por desvio de recursos públicos e compra de apoio parlamentar, lideranças políticas ligadas ao partido que está no poder. Novamente, não houve qualquer distúrbio à ordem legal e o Brasil seguir trabalhando no dia seguinte às condenações. No Congresso, igualmente, segue a normalidade institucional.

Em fevereiro de 2014, o Datafolha realizou uma pesquisa de opinião para saber a avaliação dos brasileiros sobre democracia e regime militar. Segundo a pesquisa, 62% dos brasileiros acreditam que a democracia é a melhor forma de governo. Mas a população é crítica quanto a seu funcionamento: 59% se disseram pouco satisfeitos, 28% insatisfeitos e apenas 9% muito satisfeitos. O restante não respondeu.

Afora a redação, podemos também esperar na prova de Ciências Humanas questões que envolvam os temas aqui abordados, mas numa roupagem histórica que contemple aspectos da sociologia presentes da Competência 2/ Habilidade 10.

Nenhum comentário: