domingo, novembro 23, 2014

NOTAS BREVES DE UM BLOGUEIRO OCUPADO EM FINAL DE ANO

Final de ano chegando e o blogueiro KT anda muito focado na campanha de matrículas do FB, correção de provas e na preparação final da galera do Bizurando para o Vestibular da UVA (Dia 30/11). Nosso blog está entrando numa fase confessional, ou seja, com publicações (sempre citando a fonte) sobre aquilo que lemos e concordamos, bem como com nossas ações profissionais cotidianas. A nós, não interessa sermos campeões de acessos, pois já basta a repercussão que causamos com aquilo que escrevemos aqui.
Dizem que somos "um blog de oposição", mas prefiro dizer que sou independente. E isso dói em muita gente quando nos posicionamos assim.

Mas a política ipuense, não pode ser deixada  totalmente de lado. 
Vamos nós.....

2014 JÁ TERMINOU
Passada a eleição para a presidência da Câmara Municipal, ocorrida no último dia 15 de novembro, a política ipuense esfriou. O Prefeito de Ipu, depois de ter enquadrado os "rebeldes" do seu primeiro e segundo escalão que não votaram em Camilo e outros que se movimentaram para dá-lhe uma rasteira na presidência do legislativo, segue confiando e ao mesmo tempo desconfiado em seu grupo político.

QUEM VAI PERDER O PROS 
A coisa só promete esquentar quando o comando do PROS for colocado em pauta. Essa questão deverá ser muito intensa nos primeiros meses de 2015, pois ambos os grupos de vereadores filiados a sigla governamental querem decidir seu rumo logo. As filiações e desfiliações devem acontecer até o final de setembro, mas os edis pressionarão seus líderes para uma decisão breve. Por enquanto em Ipu, Nadson Rocha, primo de Sergio Aguiar, segue no comando.

ARLETE NA BERLINDA
A voz rouca das ruas de Ipu é unânime, a Vereadora Arlete não é mais vista com admiração por muitos daqueles que lhe aplaudiam em sua cruzada contra o então Prefeito Sávio Pontes. Sua fidelidade ao Prefeito Sergio Rufino deve lhe custar um ônus eleitoral perigoso, pois sua altivez e brilho legislativos de outrora foram para o espaço. A edil passou a ser apenas mais um do legislativo. 

DIEGO E OS MANOS
Os "meninos do Zezé" são unânimes; não se movem favorável a uma possível candidatura de Diego em 2016. Foi assim em 2012 e segue assim até o presente momento. O filho caçula de Zezé e meio irmão dos empresários da poderosa Fretcar, terá que partir em voo solo, caso queira ser candidato à Prefeitura de Ipu. Se criar musculatura, pode ser que os manos reavaliem a situação.

SÁVIO PONTES X ADRIANO MELO
A oposição anda muito cambaleante. Sávio Pontes vai disputar espaço com Toinha e com Adriano Melo. O que os une é o fato de nenhum deles ter diálogo com irmãos Rufinos para uma possível cooptação, lá na frente, caso haja uma dissidência na formação das cabeças de chapa para 2016. Mesmo assim, já tem mano do Prefeito elogiando Melo por aí e dizendo que ele daria um bom Vice.

CAMPANHA ANTE-RUFINO 2016
Depois de recolocar o irmão Zeca na presidência da Câmara,  numa decisão monolítica e pessoal, e manter irmãos e sobrinhos em vários cargos de primeiro e segundo escalão, Sergio Rufino já sabe qual será o discurso e as imagens de campanha que seus opositores farão contra sua reeleição. O discurso da importância de confiar na Família, mesmo essa tendo suas qualidades, não cola no inquieto e contestador eleitor de Ipu. A ideia de Liberdade pegou bem em 2012, mas pode ter agora um sentido inverso em 2016.

O VICE FICOU QUEIMADO
Carlos Eduardo, o qual fez de tudo para não vincular sua imagem a de Sergio Rufino nos últimos meses e tentou criar asas jogando sua fichas na eleição de Eunício, recuou e voltou a ser um mero coadjuvante na política ipuense. Há quem diga que a situação de Eduardo como Vice de Sergio na chapa de reeleição não está mais garantida, mesmo depois de ter  recebido o "perdão da governabilidade" e ter atuado como bombeiro nas articulações palacianas (ou seria Nonatianas) contra a reeleição de Zeca. Sergio Rufino não confia mais nos Martins de Nonato, como assim nos disse um interlocutor do Prefeito.

CAMPANHA RADIOFÔNICA CONTRA A CÂMARA MUNICIPAL
Rádio Regional, Rádio Iracema e até a governista FM Cidade, tem feito em seu programas políticos duros ataques a Câmara Municipal de Ipu. Até o esvaziamento da última sessão foi dado destaque em blogs de radialistas ligados ao Prefeito. Por que atacar o legislativo e falar que se tem que renovar? Resposta básica: os radialistas serão candidatos e propõe essa renovação. 

ALBERTO E O BOLSA FAMÍLIA MUNICIPAL
O Vereador Alberto, que assim como Arlete tem ficado a anos luz daquele grande legislador que o foi no passado, se enrolou todinho ao defender o não pagamento do Bolsa Família Municipal, o qual está previsto no orçamento da Prefeitura. A edil Efigênia Mororó desmontou o vereador de situação em uma das últimas sessões. Alberto ainda teve como ressaca da malfadada defesa do não pagamento do benefício, a repercussão radiofônica negativa.

BEICINHO NA CÂMARA
O Vereador Carlinhos da Várzea, aquele mesmo que derrubou seus próprios colegas ao dizer que todos estavam ali por que compraram votos, foi, segundo a imprensa que cobre a C.M.I, o que mais fez beicinho por que não foi escolhido para ser o novo presidente. Até a Arlete disfarçou melhor, como assim nos disseram vários presentes.

MAURO FILHO, CADÊ A FÁBRICA?
Depois de ter perdido fragorosamente a eleição senatorial para Tasso Jereissati, Mauro Filho deve ocupar posto estratégico no governo de Camilo Santana, podendo até mesmo ir para a presidência do BNB. O aliado político de Sergio Rufino, e que fez promessas palanqueanas de trazer fábricas para o Ipu, tem agora grandes chances de cumprir e colaborar com o encampamento do Distrito Industrial que o próprio prefeito também prometeu no rádio. 

MUDANÇA NO SECRETARIADO
Mesmo com a Educação e a Cultura apagadas na atual gestão, e com outras Secretarias que no segundo biênio se projetam para o "mais do mesmo", o Prefeito de Ipu, conservador ao extremo, deixará tudo como está. Nos corredores da Prefeitura acredita-se que ligeiros remanejamentos no baixo clero podem até ocorrer, menos na Chefia de Gabinete, na Secretaria de Obras e na Educação. 

BOLA MURCHA 
Os dois primeiros anos da gestão de Sergio Rufino, ex-presidente da CBDE e que teoricamente foi o prefeito de Ipu eleito com mais identidade com o desporto, foram em termos de projeção do futebol ipuense um fiasco. A sonhada entrada do Ipu na terceira divisão do Campeonato Cearense e a participação nos campeonatos de futsal em nível estadual não aconteceram. O Secretário Palácios tem usado a secretaria muito bem, mas para sua reeleição como vereador. 

MEDO DO ELEITOR NÃO ACOMPANHAR
Ivo Sousa foi cooptado pelo Grupo Liberdade. Depois retornou para seu grupo político devido a identidade que seu eleitor tem com a oposição ao Prefeito. Manoel Palácios também terá problemas, pois além de ver o edil Monga trabalhar de forma frenética tomando seus redutos eleitorais no sertão, sabe que 2/3 do seu voto foi puxado por eleitores ligados com forte tendência de seguirem Toinha/Sávio

O SONHO DE MAURÍCIO
O ex-publicitário Maurício Xerez nos confessou que não desistiu da ideia de ser candidato a Prefeito de Ipu. O fazendeiro e ex-Vice-Prefeito de Ipu na gestão de Zezé Carlos (1993-96) apresenta todos os sábados, a partir das 12h, um agitado programa político na Rádio Iracema de Ipu. Maurício tem utilizado os Microfones para destacar suas ideias e não tem poupado duras críticas a  administração de Sergio Rufino. Xerez também tem batido na oposição. Recentemente disse que a ex-prefeita Toinha é tão fraquinha que não segurou no seu partido nem seu sobrinho (Leandro Bezerra) a qual ela elegeu. O ex-diretor do DN disse que pode assumir o comando do PSDB de Ipu, o qual hoje está sobre o controle de correligionários da ex-prefeita Corrinha (Te cuida Pica Pau!).

AFRÂNIO, O CARA.
O blogueiro Afrânio Soares, responsável pela alimentação do site da P.M.I., tem sido mais uma vez alvo de uma articulação feita por bajuladores do prefeito que querem derrubá-lo. Motivo: a veia jornalística de Soares e o caráter informativo do seu site Aconteceu Ipu, tem sido alvo de inveja nos frustados de dentro da Prefeitura. O blogueiro com forte poder de agregação e de reconhecimento pelos irmãos Rufinos, é aos olhos dos seus opositores dentro do Paço Municipal um inimigo a ser elimanado pois ofusca os amadores de plantão. Afrânio é a verdadeira "parada dura", "osso duro de roer" e que segue com sua pegada dura pois sabe ele que seu talento é  forte igual "água de enchorrada chuva forte e trovoada e que outro igual tá pra nascer". 

O DIA EM QUE SERGIO RUFINO QUASE VIROU EUNÍCIO
Lembram daquele comício de Camilo Santana em Ipueiras? Pois é, Camilo vinha descendo com Cid da Serra da Ibiapaba e já estava pronto para fazer uma parada na casa da ex-prefeita Toinha Carlos. De repente o telefone do candidato ao Senado Mauro Filho tocou e alguém disse "meu compromisso é com você apenas", e a conversa seguiu em tom áspero. Mauro entendeu bem o recado: se parasse na casa de Toinha o apoio do Prefeito a Camilo ficaria mais comprometido ainda naquele primeiro turno. 

CAMILO NÃO VEIO
Em meados de novembro o Ipu sediou, mais uma vez, encontro da AMI (Associação de Municípios da Ibiapaba). A reunião foi apenas mais uma daquelas que não definem nada de concreto, e serviu basicamente para se jogar lantejoulas na Deputada ibiapabana eleita Augusta Brito. Nos bastidores o Prefeito Sergio Rufino, tentando mostrar que tem prestígio, fracassou ao tentar trazer o governador eleito Camilo Santana para o evento. 



*  E O CONCURSO DA CÂMARA? E A TRANSMISSÃO DAS SESSÕES NO RÁDIO?
Tudo isso não passou de verborragia radiofônica? 
* AQUILES SOBRINHO NA RÁDIO IRACEMA? Oposição, independência ou Parceria com a Prefeitura?
* POR QUE O CARRO DO PRÓ-CIDADANIA FOI TOMADO DE VOLTA PELO GOVERNO? (Cadê a assessoria da Prefeitura que não divulgou nota)
* POR QUE A OUVIDORIA DO MUNICÍPIO NÃO FUNCIONA?
* POR ONDE O PROFESSOR MOURÃO DO PSOL ANDA?
* SERGIO RUFINO IRÁ OU NÃO RECEBER O EXÓTICO DEMIZÃO NA PREFEITURA?
* NONATO MARTINS E O VICE CARLOS EDUARDO VÃO GANHAR DE FATO UMA SECRETARIA?
* POR QUE DR. LUIZ VOLTOU A FUGIR DO DEBATE POLÍTICO DEPOIS QUE EUNÍCIO PERDEU?
* QUEM É O VEREADOR DE IPU QUE ESTÁ ORGANIZANDO UM BAITA DE UMA CONFRATERNIZAÇÃO PARA TODA A IMPRENSA DE IPU? 

Nenhum comentário: