terça-feira, julho 19, 2011

31 DE JULHO: ZÉLIA DUNCAN EM IPU

          
Dia 31 de julho, 22h na Praça da Estação dentro do Projeto Férias no Ceará, a cantora carioca Zélia Duncan apresentará em Ipu o Show 'Pelo sabor do gesto'.
Zélia Duncan apareceu no cenário da MPB juntamente com Cássia Eller e Selma Reis. Usando seu nome de batismo, Zélia Cristina, lançou seu primeiro disco pela Eldorado, em 1990.
No primeiro disco, teve que enfrentar o grande problema de quem tem talento mas ainda sem nome: um disco bastante comercial, mesmo sendo pela Eldorado, mas contendo algumas pérolas escondidas dentro dele, como a gravação de Segredo de Luiz Melodia com a participação dele e Astúcia, de Jussi Campelo.
Foi no segundo CD que mudou o nome para Zélia Duncan (sobrenome de sua avó) - seu trabalho se consagrou e foi reconhecida como a grande revelação Pop/Rock nacional - desde Marina Lima, no final dos anos 70, ninguém ainda aparecera, individualmente, para mostrar a força da nova geração, como aconteceu com Zélia e também Cássia Eller.
Com voz grave e suave, Zélia se consagrou com o segundo CD, como cantora e compositora pop - mas marca também sua presença na MPB compondo pérolas com Lucina, como Miopia, A Fé, Coração na Boca e Inteira Pra Mim, ou ainda em gravações para a Série SongBook, de Almir Chediak - a música Sábado em Copacabana, de Dorival Caymmi, ganhou nova roupagem e interpretação deliciosa por parte dela.
Em seu CD de 2004, Zélia presta um verdadeiro tributo à música - com direção musical e produção de Bia Paes Leme, "Eu me transformo em outras" traz deliciosas recriações do repertório de grandes cantoras brasileiras de todos os tempos, uma belíssima homenagem de Zélia a suas referências musicais, com arranjos cuidadosos e interpretação impecável.
Em 2008 integrou o retorno da histórica Banda Os Mutantes."Pelo Sabor do Gesto" foi lançado pela gravadora Universal Music com produção musical de John Ulhoa e Beto Villares. Chegou às lojas em junho do mesmo ano. As aquarelas e design da capa do disco são obras de Brígida Baltar. As fotos têm como cenário Santa Tereza, e são da autoria de Emmanuelle Bernard. Luiza Marcier assina o figurino, de ambos, CD e show.
Blog do KT comenta:
Em Ipu, onde o forró eletrônico (e de profundo mau gosto) é entoado nos estapafúrdios nos bares e paredões da cidade, a vinda de Zélia Duncan serve para termos a oportunidade de vermos uma das grandes vozes da MPB brasileira. Em 2009, o projeto Férias no Ceará trouxe para o Ipu o pianista Artur Moreira Lima, que fez um exótico show no Quadro da Igrejinha, observando assim pelo nosso ângulo cultural ipuense.

3 comentários:

Anônimo disse...

Zélia Duncan é showwwwwwww.....

Anônimo disse...

Ôhh show. tb já tô saturado de forró.

Anônimo disse...

Bom Dimaissssssssss