sexta-feira, julho 29, 2011

KITS SANITÁRIOS: TV JANGADEIRO FAZ REPORTAGEM SOBRE EMPRESA FANTASMA.

"Recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), convênios suspeitos na Secretaria das Cidades do Estado, kits sanitários, obras não realizadas, empresas fantasmas, dinheiro público gasto sem fiscalização e pessoas desamparadas. Esse é o roteiro apresentado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Ministério Público (MP) no Ceará em investigações realizadas no município do Ipu, que fica no Noroeste do Estado, a 294 km de Fortaleza.
2 MIL KITS SANITÁRIOS
Foram cerca de três milhões de reais para a construção de 2.108 kits sanitários que a população do Ipu nunca viu. O dinheiro, proveniente do Fecop e repassado pela Secretaria das Cidades, deveria ser destinado a construção das unidades sanitárias que, no entanto, não saíram do papel.
O esquema de corrupção denunciado em Ipu, segue a mesma lógica das associações fantasmas de Pindoretama, Chorozinho, Horizonte, Cascavel e Pacajus, e revela que a prática pode ter alcance muito maior do que imaginado inicialmente.
A produção da TV Jangadeiro não conseguiu contato com a prefeitura de Ipu para comentar as denúncias. Já a assessoria de imprensa da Secretaria das Cidades disse que não poderia responder às denúncias por ter sido contactada depois do encerramento do expediente.
EMPRESA FANTASMA
Conforme o relatório produzido pelo TCM, os convênios firmados entre o governo do Ceará e o município de Ipu, governador pelo ex-deputado Sávio Pontes (PMDB), beneficiaram uma empresa fantasma: A Construcon Comércio e Construção Ltda., cuja sede, na data da licitação, deveria funcionar no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. No entanto, o endereço é ocupado por um salão de beleza que funciona há 16 anos no local.
SEM BUROCRACIA
Também chama a atenção dos promotores e técnicos de contas, o fato de que os prazos foram demasiadamente corridos. Sávio Pontes asuumiu a prefeitura no dia 1º de janeiro e o convênio assinado no dia 15 do mesmo mês. A Construcon foi registrada no dia 11 de março de 2009, apenas cinco dias antes da licitação que venceria. No dia 18 de março as notas fiscais foram emitidas. O estranho é que a nota de empenho da despesa foi emitida 01 de abril de 2009, DEPOIS das notas fiscais, quando o pagamento deveria ser feito somente após o empenho da despesa pública."
BLOG DO KT COMENTA:
Ouvimos mais uma vez o Prefeito Sávio Pontes ontem sobre essa polêmica. O gestor disse estar tranquilo sobre essa polêmica e que se houve irregularidade, esta não partiu da Prefeitura e sim da empresa que ganhou a licitação. Para o Prefeito a Comissão de Licitação de Ipu atua com independência, e uma empresa para participar de uma concorrência pública deve estar com toda a sua situação regularizada junto aos órgãos competentes. Sobre a construção dos banheiros, Sávio disse que sua construção deveriam ser feitos em formato de mutirão.

11 comentários:

Anônimo disse...

E agora KT e que tu tem a dizer? Defende!

frsnt@bol.com.br disse...

Kléber venho acompanhando desde muito tempo as denúncias contra o atual gestor municipal e sempre que estas são publicadas e ele se explica a situação deste se complica, pois a documentação dos fatos apurados pelo MP e o TCM destoam das suas explicações, a documentação é clara que houve desvios e não adianta o prefeito dizer que se houve erro foi por parte da empresa que ganhou a explicação e também não adianta jogar a culpa à comissão de licitação, pois aquele assinou os cheques, bem como, sabemos que comissões de licitações atuam de acordo com a conveniência da Administração.

É inconcebível que o prefeito venha justificar o injustificável com suas declarações era melhor ficar calado, a situação no Ipu é grave apesar de alguns ainda acreditar e defender o atual gestor dizendo que são fatos plantados pela oposição querendo prejudicar a Administração, essa conversa já não convence mais, a documentação apresentada é bastante clara não tem como não ter ocorrido desvio de recursos.

Como o Prefeito explica os banheiros não terem sido entregues, a questão de serem em regime de mutirão não isenta este, pois a declaração da conclusão destes kits só deveriam ter sido assinadas quando a prefeitura fiscalizasse a obra mesmo sendo realizada através de multirão não justifica entregar o material e depois não mais vistoriar, pois se tem dinheiro público investido aí.

O que me foi informado é que os "contemplados" recebiam os materiais e logo assinavam a declaração de contemplação dos kits,o mais sensato e correto era a Prefeitura estipular um prazo para retornar ao local e verificar realmente se a obra foi concluída e aí sim o contemplado assinar a declaração.

Kléber é triste ver o nosso município nessa situação, votei em Sávio e hoje me arrependo demais, o Prefeito age de forma descarada e mentirosa com a população acreditando que a convence com a sua fala mansa.

O Ipu hoje vive uma situação que nunca vi, imprensa radiofônica toda monopolizada pelo prefeito, Câmara toda calada, ou seja, é a extensão da Prefeitura.

O Prefeito brevemente passará o SAAE à Cagece,podem esperar que será na surdina já que ele não precisa mais consultar a Câmara já que esta em 2009 lhe deu poderes para fazer qualquer transação com os bens da Prefeitura, é inacreditável, só resta estes sites e os blogs que têm a coragem de denunciar ficarem de olho, pois, senão o Ipu literalmente ficará com problemas para as próximas administrações com certeza.

Parabéns Kléber pelo blog.

Fernando Rodrigues Santos

Arlete Mauriceia disse...

O POVO IPUENSE CLAMA que a JUSTIÇA faça sua parte, visto que o MINISTÉRIO PÚBLICO já impetrou uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA contra o Sr. Prefeito SÁVIO PONTES e demais envolvidos.

Anônimo disse...

Comenta KT! Defende. Ou está engasgado?

Arlete disse...

O POVO IPUENSE CLAMA que a JUSTIÇA faça sua parte, visto que o MINISTÉRIO PÚBLICO já impetrou uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA contra o Sr. Prefeito SÁVIO PONTES e demais envolvidos.

Anônimo disse...

KT, apesar de ñ acreditar mto no prefeito,lhe parabenizo por postar a versao dos dois lados. é bom sempre ouvir o contraditorio. às vezes tb ñ concordo c as suas opiniões, mas vc pode e deve faze-las sempre. abçs!

Anônimo disse...

Matéria requentada, não é isso Kléber!

Intriga da oposição.

Ricardo Aragão disse...

Diante de tantos indícios e da grande repercussão desse caso em diversas mídias (TV Jangadeiro, Jornal O Povo, Portal Ceará Agora, etc), o povo ipuense EXIGE as devidas explicações com máxima urgência! Como cidadão desta terra, este também é o meu anseio.

Anônimo disse...

Minha mãe que mora no bairro dos pereiros recebeu também um documento para fazer o pedido de um banheiro, ai peguei o documento e resolvi ler,para a minha surpresa no documento constava que ela já havia recebido o banheiro e que o mesmo já se encontrava perfeito, ou seja, esse prefeito se aproveito das pessoas analfabetas que não sabem ler, para poder colher as assinaturas das mesmas para poder fraudar os banheiros. Agora se formos pensar em tudo isso, que vergonha roubar de pessoas que não teem muita coisa, e que quando recebem uja notícia que vão receber um recurso desse por parte do governo ficam tão felizes e acabam sendo enganados por esses ordinários desses políticos, seja o prefeito e os vereadores que estão para representar o povo e na verdade só representam os seus benefícios pessoais, e essa justiça que acolhe esses ladrões. Realmente é um novo tempo. Novo tempo de vergonha e corrupção. Só espero que a justiça possa ser feita.........

Anônimo disse...

E agora, será que a Jangadeiro também tá fazendo sensacionalismo? Seja imparcial, Professor! Por favor!

Anônimo disse...

KT, ja q os banheiros foram pagos, queria saber de vc se ñ tem um prazo p/ ser entregues ou concluidos. se tiver, diga-nos!