terça-feira, julho 19, 2011

IPU PERDE AUGUSTO ARAGÃO, UM DISCÍPULO DE ARISTÓTELES.

Se observamos as últimas décadas da história do Ipu sempre foi Augusto Aragão percebido, amado ou odiado, mas nunca ignorado, ora como um opositor ferrenho ora uma “iminência parda” no poder.D.Ó, como era carinhosamente chamado por seus conterrâneos, foi mestre na articulação política. Foi um dos responsáveis pela chegada do Dr. Rocha ao poder nos anos 60. Teve seu período de ostracismo eleitoral quando se dedicou as atividades de funcionário público federal, mesmo assim em 1988 foi o principal responsável pelo apoio da Família Aragão à candidatura de Milton Pereira, inclusive indicando seu sobrinho Magela Aragão para ser o Vice.
Em 1992 foi eleito vereador. Na Câmara se mostrou um profundo conhecedor da legislação municipal e liderando a oposição ao Prefeito Zezé Carlos. Augusto Aragão também utilizava o rádio para pressionar o gestor municipal, sendo também habilidoso e um dos edis mais combativos. Em 1996 apoiou a ruptura do Prefeito Simão Martins com Zezé Carlos. Em 2000, atendendo pedidos da família não se candidatou, mas apoiou e contribuiu para a eleição da Vereadora Madalena Pontes. Em 2004 foi um dos articuladores políticos da candidatura e eleição de Corrinha Torres e desde 2008 ocupava o posto de mentor intelectual da oposição ao Prefeito Sávio Pontes.
Todo homem é um animal político, assim dizia o grego Aristóteles. Os helenos também exaltavam a importância do ócio para que os eupátridas tivessem tempo para a vida pública, fazendo assim o exercício do debate e da exaltação do bem público. Augusto Aragão utilizou seu tempo ocioso para fazer uma eloquente política de oposição ou situação. O agora saudoso ipuense nunca fugiu do embate, pois sempre foi pesado demais para ficar em cima do muro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Meus pesâmes a familia....
Deus esteja sempre confortando a todos....

SANDRA ARAGÃO disse...

Sandra Aragão
Agradeço ao Blog e a todos pelas homenagens feitas ao meu Pai. Como vcs concordam e falam por uma só voz: HOMEM ÍNTEGRO E HONESTO EM TODOS OS SETORES DA VIDA. MUITO OBRIGADA. S.A

Antônio José Aragão disse...

Gostaria de homenagear o meu Tio Avó Augusto Aragão ''Tio Francisco'' como carinhosamente eu o chamava. Passei parte da minha adolescência perto desse grande homem, pai, avô e sempre companheiro, tanto nas horas do puxam de orelha, como também nos momentos de ensinamentos. Como todos sabem, segurar a barra dos Netos do D.O não era tarefa fácil, porém com toda sua firmeza e caráter sempre soube nos levar pro caminho certo. Tio Francisco que Deus o tenha e abençoe nessa nova fase, a Família Aragão e todos os Ipuenses ora por você. Um breve adeus, pois com certeza iremos nos encontra.