sexta-feira, dezembro 05, 2014

O 2016 COMEÇA NO 2015 - O DINAMISMO DA POLÍTICA IPUENSE

Excetuando a eleição de 2000, a qual o ex-prefeito Zezé Carlos há muito trabalhava como iminente candidato contra a reeleição de Simão Martins, a política de Ipu segue como um filme repetido em meio a incógnita de quem será o candidato da oposição para as próximas eleições. O receituário de só aparecer como candidato de oposição de última hora, como assim também fez Sergio Rufino quando foi praticamente apresentado a sociedade ipuense um ano antes das eleições de 2012, continua valendo.

No pleito passado também existiam vários nomes que almejavam serem o cabeça de chapa da oposição. O cenário atual é idêntico, pois os ex-prefeitos de oposição, Toinha e Sávio Pontes, continuam sem demarcar território.

Tudo pode acontecer, mas nem tudo se pode desdenhar. O que não pode é Sergio Rufino deixar a soberba lhe tomar de conta. Já existem assessores seus fazendo chacota que o candidato da oposição será o popular Balacó. Não podemos esquecer que Toinha (não ela, e sim seus assessores), Corrinha e Sávio Pontes foram, de certa forma, por esse caminho, e o final foi eleitoralmente trágico. Eleições em Ipu sempre foram e serão acirradas devido o histórico bipartidarismo, vistas ainda bem vivas nas eleições para deputado desse ano, e ao inquieto eleitor urbano que adora votar no contra (que assim digam os eleitores do candidato a Deputado Balacó).

O prefeito de Ipu sabe que não pode viver só de prédios públicos, pinturas, retoques e poços profundos. A educação, por exemplo, continuará lhe dando números medíocres. A cultura capenga só olha para a música e é indiferente aos olhos dos intelectuais da Terra de Iracema. O esporte continua no mais do mesmo, e o Ipu sem nenhuma projeção futebolística lá fora. O turismo, a qual o seus oportunos aliados Martins de Nonato estão de olho, merece uma atenção especial nos próximos anos. A geração de empregos na cidade, só acontecerá se Sergio Rufino, nesse curto espaço de tempo de dois anos que lhe restam, conseguir ousar projetos no setor industrial, agrícola a turístico que alavanquem a economia da cidade. 

Apesar de passar uma certa lisura no que faz com o erário público, o gestor de Ipu é maculado pelas ruas da cidade devido o seu familiarismo administrativo, sua vocação latifundíária e ao excesso de empresas prestadoras de serviço de fora que "levam quase todo o dinheiro do Ipu" como assim profanam os seus opositores. 

Pagar em dia funcionários e fornecedores é salutar, mas não garante reeleição, que assim diga o tecnoburocrata Simão Martins e a ex-prefeita Corrinha. Sergio Rufino não é um homem do povo. Da noite para o dia não se cria carisma e empatia com o populacho, mas esforços por parte do Prefeito precisam acontecer com  mais frequência nesse sentido, pois o mesmo entrará aos poucos em campanha.

UM POSSÍVEL NÓ NA OPOSIÇÃO
O líder do grupo liberdade tem olhado para os seus botões e matutado. Sabe ele que o Vice Carlos Eduardo foi enquadrado de vez (mas não esqueçam que o patriarca e o seu filho Carlos Renato ainda torceram o nariz), viu o Casal Pica Pau perder força nas eleições para Deputado e de quebra  tem o Coronel Martins com o PT nas mãos. 

Sergio Rufino já sabe qual a receita para deixar a oposição de Ipu, que ainda tem Sávio Pontes como referência, desestruturada de vez e pavimentar sua reeleição tornando-a barata e fácil: se aproximar de Toinha Carlos. 

Acredita-se que essa será a maior meta política do Prefeito para o novo ano, e no início do ano mudanças radiofônicas podem acontecer para impedir hostilidades entre Rufinos e Carlos nessa reta final rumo a mais eleição municipal. A articulação dessa aliança bombástica também envolveria o Governador Camilo Santana e os empresário filhos de Zezé Carlos, bem como o comando Pros de Ipu e as filiações precisam acontecer até setembro de 2015. Na contramão dessa ideia está a própria Toinha com sua política sempre evasiva e indecisa, porém ciente do ônus que isso lhe causaria.

Todo o Ipu sabe que antes de se lançar candidato a Prefeito em 2012, Sergio fez várias visitas a residência do casal Zezé e Toinha no Bairro da Mina. A ideia era fazer de Diego Carlos, o seu Vice. Não deu em 2012, mas quem sabe rola em 2016.

Quem vive a política ipuense sabe do seu dinamismo.

4 comentários:

Anônimo disse...

É PRECISO DUAS COISAS PRA SE GANHAR UMA ELEIÇAO NO IPU;CARA NOVA;MUITO DINHEIRO.OS Q ESTAO AÍ JÁ CONHECEMOS APOIADORES DA CORRUPÇÃO E LISOS.POR ISSO A REELEIÇAO É CERTA PELA PRIMEIRA VEZ NO IPU.QUEM VAI SE METER CONTRA UMA POLITICA SEM CORRUPÇÃO,AS CLARAS,HONESTIDADE,RESPONSABILIDADE, SEM PUXA SACO.SÓ OS FILHINHOS DO PAPAI QUEREM MUDAR.

Anônimo disse...

reeleição certa?tem certeza?vc mora no Ipu?Ou anda nas ruas com carro de vidros fechados?Ou é igual a um certo radialista que só anda com o cleular nos ouvidos, só fala com quem ele quer e só sabe esbravejar numa sala radiofônica fechada e depois ao sair com a cabeça baixa e rapido com medo...?politica ás claras???/kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Eu ainda acredito que a política do Ipu vai dar uma sacudida, mas não em 2016, já que o atual cenário aponta movimentações sem grandes alardes. Mas 2020 promete, e com novos nomes que farão a diferença!!!

fabio freire disse...

Felizmente ainda há uma forte cultura musical, melhor do que a cultura da corrupção apoiada por pessoas que tem um alto grau de inteligência, mas que continuam olhando pro seu umbigo e a maioria que se fo... e não temos esse apoio que vc está falando não,se tivéssemos esse apoio que vc fala,na época do Sávio foi colocado uma projeto federal que daria um suporte material e financeiro de apoio a cultura e nunca foi votado até hoje,vc deve gostar de música e já imaginou o mundo sem música, a música como as artes em geral é comprovada cientificamente as benesses dela em relação a nós seres humanos e isso deveria ser reconhecido pelo poder público brasileiro o que não é.