quarta-feira, maio 18, 2016

"Cultura Deó" - SECULAR PRÉDIO DA PREFEITURA ESTÁ ABANDONADO


A administração atual, em termos de promoção de cultura, além do mais do mesmo das ações da Secretaria de Cultura nos últimos anos, se resume a promover eventos na praça com o seresteiro de Hidrolândia chamado de Deó. Sergio Rufino, sem o mínimo de vocação e vontade para potencializar a cultura da histórica Terra de Iracema, tem promovido a já famosa "cultura Deó".
______________________________________________________
Segue abaixo matéria do Blog do Repórter Francisco José

O centenário prédio da Prefeitura Municipal de Ipu, que por muitas décadas abrigou diversas administrações, atualmente é a imagem do antigo que está abandonado e esquecido, lembrado apenas nos arquivos e livros do guardião da cultura ipuense, Professor Francisco Melo. 
Edificação, cuja arquitetura imponente da desde de sempre acirrada política ipuense. O prédio que   denotava o poder, de lá saiam as decisões que norteavam os destinos de toda uma sociedade, hoje se encontra esquecido, praticamente abandonado pela atual gestão. Lembro-me, que os os últimos três prefeitos, tiveram o zelo de pelo menos reformar a pintura do antigo Paço Municipal, a atual administração se mostra totalmente indiferente com aquele monumento, um dos principais símbolos da política de Ipu.  O retrato do descaso administrativo.
O ex-prefeito Sávio Pontes que conseguiu um novo espaço para os setores administrativos, tendo em vista, que no antigo prédio não comportava mais a demanda do município, procurou preservar a estrutura física daquele prédio de arquitetura histórica, que pode muito bem ser útil aos cidadãos,  funcionando como um museu ou algo do gênero, não pode é ser esquecido no tempo como agora estar!

Acompanhe abaixo um pouco da história do antigo prédio da Prefeitura Municipal de Ipu, ou melhor; do antigo Paço Municipal:

Prédio da antiga Prefeitura de Ipu. 
O prédio onde funcionou a Prefeitura Municipal de Ipu foi construído pelo Governo Estadual em 1877, sob a direção de Antonio Francisco de Paula Quixadá.
Funcionou em primeiro plano como Cadeia Pública, o local de sua edificação era um matagal sem igual.
Teve como comissão responsável pela sua construção:
Dr. Leocádio de Andrade Pessoa
Dr. Raimundo Teodorico de Castro e Silva
Coronel Felix José de Sousa
Dr. Eugênio Gomes Beco
Raimundo de Sousa Martins.
A edificação do prédio consta de um térreo que serviu por muito tempo a guarda da Policia Militar, o andar superior foi aproveitado para as atividades da Câmara Municipal, Conselho Municipal e Arquivo.
Para o lado Poente existiam 19 degraus e que davam acesso ao andar superior.
No andar inferior era destinado aos presidiários. Funcionava também o Corpo da Guarda local reservado aos Militares e seus armamentos.
Na administração do Prefeito Municipal, Dr. Francisco das Chagas Pinto o prédio passou por leves reformas cujas alterações em nada foi alterada a sua estrutura principal. As escadarias que ficavam para o lado de fora depois edificada no interior do edifício conservando as mesmas propriedades características. Isso aconteceu em 10 de novembro de 1939.
O Paço Municipal de Ipu é um marco da Monarquia em Ipu, funcionando primeiramente como Cadeia Pública. Está localizado na Praça Cel. José Liberato, no Centro da Cidade.
Continua funcionando neste prédio a Prefeitura Municipal de Ipu (2001-2004) que por algum tempo esteve desativa.
Tem um valor inestimável para história de nossa cidade.
(Fonte Revista dos Municípios – ano de 1929)
Via Blog do Professor Francisco Melo

Um comentário:

Anônimo disse...

a ex corrinha reformou este prédio onde lá assumiu prefeita.ele deve ser mantido bom, as lindas casa particular todas destruídas. esta é publica tem que ser conservada.