sexta-feira, maio 07, 2021

BOLSONARO X LULA - PESQUISA APONTA CONTINUIDADE DA POLARIZAÇÃO

Em meio a uma crise sanitária, política e econômica pressionando a sua gestão — inclusive com o início de uma barulhenta CPI investigando os erros cometidos na pandemia —, Jair Bolsonaro mostra mais uma vez a sua impressionante resiliência eleitoral. Mesmo durante a tempestade, um em cada três brasileiros não só apoia o seu desempenho no Palácio do Planalto como está inclinado a lhe conceder um segundo mandato na eleição presidencial de 2022 — algo que ele planeja, aliás, desde o dia em que iniciou o primeiro —, conforme revela um novo levantamento exclusivo feito para VEJA pelo instituto Paraná Pesquisas.

A pesquisa ouviu 2010 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 30 de abril e 4 de maio.

Ainda que com o cenário pré-eleitoral cada vez mais movimentado, com a entrada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa e com as articulações do centro ganhando força nos últimos dias, o presidente lidera nas quatro simulações de primeiro turno, com porcentuais que variam de 32,7% a 34,5% dos votos, sempre seguido de perto pelo petista. O mesmo contingente — 32,1% — diz que considera o seu governo ótimo ou bom. No segundo turno, ele está à frente dos principais rivais. De forma até certo ponto surpreendente, o capital eleitoral do capitão reformado do Exército é é quase o mesmo de antes da Covid-19, que deixou um rastro de mais de 415. 000 mortos, impactou a economia do país e aumentou a pressão sobre a sua administração, materializada não só na CPI, mas em 115 pedidos de impeachment protocolados na Câmara, um terço deles nos últimos dois meses — por ora, nenhum com ambiente político para prosperar.

Nem tudo, porém, é céu de brigadeiro no horizonte eleitoral de Bolsonaro. A nova pesquisa mostra que os conhecidos e demasiados problemas de sua gestão começam a provocar uma deterioração relevante na sua aprovação. A taxa daqueles que consideram o seu governo ótimo ou bom caiu 6 pontos porcentuais desde outubro (38,7% para 32,1%), enquanto a dos que consideram ruim ou péssimo subiu subiu 11 (32,1% para 43,1%). Em dezembro, a taxa de aprovação era maior que a de reprovação, situação que se inverteu na nova pesquisa. 

Entre as maiores rejeições, chama atenção o mau desempenho em faixas estratégicas da população — como jovens (58,7%) e mulheres (57%) — e no Sudeste, onde o índice cresceu 6 pontos porcentuais em dois meses e chegou a 54,9%, praticamente o mesmo do Nordeste (55%), região mais hostil ao bolsonarismo. Outro alerta: mesmo que seja mantido até o ano que vem, o apoio de um terço do eleitorado  garante a ida ao segundo turno, mas não a vitória no round final. O cenário que se desenha é de uma disputa acirrada, pois vem caindo a distância de alguns dos principais rivais: Lula, Ciro Gomes e mesmo João Doria (PSDB).

A ascensão de Lula tende a radicalizar o embate entre os extremos e já complica a vida de candidatos como Ciro Gomes. Ele superava a marca de dois dígitos nas pesquisas anteriores e, na atual, não passa de 7%. Outros políticos que buscam se colocar entre os polos mais radicais sofrem do mesmo dilema como é o caso de Dória.




Com informações da Revista Veja - edição de 07 de Maio de 2021

Nenhum comentário: