segunda-feira, maio 31, 2021

CORONAVÍRUS - O MAIO MAIS TRISTE DA HISTÓRIA DOS IPUENSES

A Terra de Iracema vive um dos seus mais tristes momentos de sua história. Uma tragédia anunciada? De certa forma, sim. A falta de consciência de grande parte da população somada a falta de liderança e negligência na tomada de decisão por parte do prefeito Robério Rufino (PCdoB) e seus tios que comandam politicamente o Ipu, são as parcelas com maior peso nesse triste mês de maio com um obituário de 23 mortes por Covid-19. 

DEMORA NA TOMADA DE DECISÃO.
Esse Blog aqui desde Março já alertava que haveria a necessidade de medidas duras por parte da Prefeitura, as quais deveriam virem acompanhadas por uma fiscalização mais efetiva por parte dos órgãos responsáveis. Resultado: os números foram crescendo mês a mês de maneira preocupante: 202 casos em Fevereiro, 227 casos em Março e 375 casos em Abril. Hoje, 31 de maio, chegamos a 992 casos nesse mês. Nesse percurso, as contaminações chegavam cada vez mais a quase todas as áreas sertanejas e serranas.

No começo desse mês, quando os números já se encontravam em um ritmo já perceptivelmente alarmante, Robério e seu tio Sérgio Rufino que é Secretário Municipal e pré-candidato a Deputado, optaram por não tomarem medidas mais duras. Será se isso aconteceu para não ofuscar o anúncio de 10 milhões de reais em verbas parlamentares adquiridas em uma viagem à Brasília ocorrida naqueles dias? 
Vidas poderiam terem sido poupadas se a prioridade fosse, naquele momento, a saúde dos munícipes. 

UM CONTAMINA TRÊS
Observados esses 31 dias do mês de maio, a Rt, ou seja, o raio de transmissão de uma pessoa para outra (ou outras) esteve em média de 3,2. De acordo com os matemáticos e epidemiologistas, um ipuense contaminado está repassando o vírus para mais de três pessoas. 

DOSE ERRADA
Desde o dia 18 de maio que medidas mais duras combinadas com fiscalizações mais efetivas foram tomadas, apesar da cidade estar desde o final de fevereiro seguindo teoricamente os decretos mais restritivos do governado do estado. Porém, as mesmas se mostram ainda sem resultados eficientes. A dose do remédio certamente ainda não foi  acertada por parte da gestão municipal.

Nenhum comentário: