domingo, maio 16, 2021

UM IPUENSE CONTAMINADO POR COVID ESTÁ TRANSMITINDO PARA QUASE OUTRAS TRÊS PESSOAS

Com 387 casos confirmados nos primeiros quatorze dias de Maio, o Ipu continua tendo uma situação preocupante e crescente. A taxa de ocupação da enfermaria da covid (UPAC) no Hospital Municipal voltou a colapsar com 12 internados. 

A média diária de novas contaminações diárias por Covid-19 está hoje em 27,6. É o patamar mais alto que se assistiu em toda a pandemia e que coloca o Ipu na contramão da média da macrorregião de Sobral que está em queda com menos de 0,90. 

Observando os levantamentos matemáticos de Rt, uma pessoa contaminada em Ipu está transmitindo para quase três (de 1 para 2,7). No mês de abril, um ipuense contaminado estava passando para 1,2 pessoas a mais. Os epidemiologistas e matemáticos sempre alertam: Rt acima de 1,0 precisa ser urgentemente contida para que não se transforme num cenário de progressão geométrica de casos. 

ÓBITOS E VACINAÇÃO

A Secretaria de Saúde de Ipu contabiliza 5 óbitos nesse mês. A média de mortes, felizmente, não tem virtualmente acompanhado o índice de contaminação. Embora ainda seja muito cedo para uma conclusão precisa, percebe-se que a doença está atingindo mais pessoas com menos de 60 anos e que a vacinação em idosos já está dando resultados. Porém, se as contaminações continuarem nesse índice alarmante, a tendência é que o número de óbitos continue em uma média alta para os padrões municipais. 

ABERTURA

O governador Camilo Santana na última sexta, 14, confirmou que a macrorregião de Sobral junto com a de Fortaleza, irão ampliar a abertura da economia e outras atividades. Em Ipu a tendência é que o decreto municipal siga na integra o do estado, pois o prefeito Robério Rufino não está tendo pulso, liderança e estratégia para reverter esse preocupante cenário. 

Um comentário:

Nildo disse...

Boa noite ! Sou a favor que as autoridades competentes determine uma liminar que possa ser cobrada uma multa com valor acima de dois mil reais , só doendo no bolso que a população aprende