sexta-feira, julho 27, 2012

CAMPUS AVANÇADO DA UFC É APROVADO PARA A IBIAPABA



Foi garantida, na Lei de Diretrizes Orçamentárias, para o próximo ano, a expansão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para região da Ibiapaba. A emenda, uma luta antiga da sociedade civil do território, que recebeu parecer favorável do relator da LDO 2013, o deputado Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), e foi aprovada na íntegra.

O objetivo da emenda parlamentar é ampliar o acesso à educação superior e proporcionar equidade de oportunidade para a população da região da Ibiapaba. Composta por nove municípios, a região detém uma população jovem de 97.748 pessoas, boa parte deles sofrendo desgaste físicos e psicológicos ocasionados pelos deslocamentos diários de cinco horas para estudarem em Sobral. Pelo potencial local, a implantação do campus avançado da Universidade Federal do Ceará na Ibiapaba poderá significar um impulso a mais ao desenvolvimento regional, marcado pela floricultura e a fabricação de produtos orgânicos.

A implantação da Universidade Federal da Ibiapaba é uma exigência dos movimentos sociais, que vem realizando eventos sistemáticos na defesa desta bandeira e com a presença da sociedade civil organizada e da classe política. Por isso mesmo, esta conquista representa um marco no processo de alavancagem do desenvolvimento territorial e do fortalecimento da identidade regional para mais de 340 mil pessoas que vivem nesta região, além de atender municípios do Estado do Piauí e do Maranhão.

Fonte: ASSESSORIA DO DEPUTADO JOSÉ GUIMARÃES.

Nenhum comentário: