terça-feira, julho 31, 2012

Fortaleza: MORONI LIDERA PESQUISA IBOPE

Se a eleição para a Prefeitura de Fortaleza fosse hoje, o candidato Moroni Torgan (DEM) seria o eleito. A pesquisa feita pelo Ibope para a Televisão Verdes Mares aponta ainda a preferência do eleitorado sobre os demais concorrentes à chefia do Executivo municipal no dia 7 de outubro.
O Ibope ouviu um total de 602 eleitores entre os dias 27 e 29 de julho. Segundo o relatório feito pelo o Instituto, o modelo de amostragem utilizado na enquete é o de conglomerados em dois estágios. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Devidamente registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a pesquisa utilizou entrevistas pessoais com questionários elaborados de acordo com os objetivos da enquete.
No cenário de intenção de voto estimulada, onde são apresentados os nomes de todos os candidatos aos eleitores entrevistados, Moroni atinge 32% das intenções de voto seguido pelo senador Inácio Arruda (PCdoB), com 15% das citações. O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) obtém 11%, logo à frente de Renato Roseno (PSOL), com 10%.
O deputado estadual Roberto Cláudio (PSB) conseguiu 8% das intenções de voto, ficando à frente de Marcos Cals (PSDB), que somou 6%. Já Elmano de Freitas conquistou 4%. Francisco Gonzaga (PSTU) e Professor Valdeci (PRTB) obtiveram 1%.

REJEIÇÃO
Utilizando a medida de rejeição estimulada com múltiplas opções, o Ibope deu aos entrevistados a opção de citar mais de um nome. Entre os candidatos mencionados pelos eleitores de Fortaleza como aqueles em quem não votariam de jeito nenhum, Moroni Torgan é o que atinge o maior índice de rejeição, chegando a 34%. Em seguida aparece Inácio Arruda com 27% das citações de rejeição, imediatamente depois aparece o candidato Elmano de Freitas com 22%, Francisco Gonzaga com 21%. O nome de Marcos Cals registra 16%.

CANDIDATO IMPUGNADO


 
 
 
 
 
 
 
 
 

O candidato do Partido Republicano Trabalhista Brasileiro (PRTB) à prefeitura de Fortaleza, Antônio Valdeci Cunha, teve o pedido de registro da sua candidatura indeferido pelo juiz da 114ª zona, Mário Parente Teófilo Neto, responsável pelo registro de todas as candidatura na capital cearense. A não prestação de contas da campanha de 2010 foi o motivo que gerou a desaprovação do pedido de registro. O candidato tomou conhecimento da decisão por telefone e disse que vai recorrer.
Fonte: Diário do Nordeste/ Adaptação de texto - Blog do KT.

Nenhum comentário: