sábado, setembro 11, 2021

EDITORIAL DO BLOG - BOLSONARO NA SEMANA DA PÁTRIA: DO RUGIDO AO MIADO

Depois de mobilizar seus seguidores no último 7 de Setembro e em meio a sua já conhecida empolgação verborrágica e desmedida na frente de uma multidão de fanáticos, o presidente Jair Bolsonaro recuou, não por vontade própria, mas sim para se livrar de um processo de impeachment - mais ainda agora no horizonte por crimes de responsabilidade ao ameaçar "rasgar" a Constituição. Outro ponto importante para o "dito pelo não dito", foi ver que sua desmedida atuação política fez a economia entrar em um cenário de agravamento da crise que maltrata o cidadão brasileiro comum. 

O dia 8, ou seja, o "day after" foi de uma série de avisos dos oportunos amigos políticos do centrão (ministros e parlamentares) de que a capitalização do movimento do dia anterior foi, de acordo com as regras da macropolítica e macroeconomia que tornam governos insustentáveis, terrivelmente negativa. Para agravar, até uma crise de caminhoneiros bolsonaristas (em protesto contra o STF e o Congresso) ameaçava se consolidar e gerar uma crise de abastecimento no país. 

Todo esse cenário fez surgir (ou seria desenterrar?) um sóbrio Michel Temer para liderar o diálogo da pacificação entre os Três Poderes.

Por fim, o país termina a semana mais calmo. Porém, o emocional do presidente não o deixará ficar com um comportamento republicano por muito tempo. Os arroubos voltarão em breve, mas os sensatos já perceberam nitidamente que é tudo cena eleitoreira buscando ter apoio para ir à um eventual segundo turno. Muitos daqueles que se manifestaram pela "pátria" também perceberam que os sinais do presidente foram, ao final, trocados e que não dá para sair as ruas sendo anti-PT e dizer que ele é a única saída confiável para o país. 

A melhor definição disso tudo: "O leão virou um gatinho", como assim disse o apático João Dória. 

Nem todos que pensam de maneira conservadora, defendem a filosofia cristã e flertam com o liberalismo econômico devem serem taxados de bolsonaristas. 

Faltam 14 meses.

Kléber Teixeira Santos - Historiador, Pedagogo, Radialista  e Blogueiro. 

Nenhum comentário: