terça-feira, setembro 21, 2021

FALTA DE PLANEJAMENTO COMBINADO COM OS EFEITOS DA PANDEMIA, TEM DEIXADO O IPU SEM O SEU PRINCIPAL PONTO TURÍSTICO

A épica foto acima é de 1975 e faz parte do histórico acervo de fotografias do ilustre professor Francisco Mello. Percebam que o registro é de outubro, ou seja, em pleno verão e a Bica estava ainda com um bom volume de água. Certamente a foto comprova o hoje tão perceptível dano causado ao percurso do riacho Ipuçaba feito pelos plantadores de verduras na parte serrana do município. 

O ex-prefeito Sávio Pontes (2009-2012) teve a salutar ousadia de dar ao principal ponto turístico do Ipu, uma estrutura mais apropriada e condizente com o bioma em torno dela. Infelizmente, apenas 10% do projeto original foi realizado, mas ganhamos uma estrutura bem melhor com um restaurante mais aconchegante e uma melhor preservação da área onde o "véu de noiva do Ipuçaba" cai. 

Infelizmente a atual gestão estabelecida no Ipu desde 2013 e controlada pela Família Rufino, não tem como prioridade projetos que promovam a geração de empregos e a potencialização do nosso turismo. Porém, nos últimos anos foi anunciado que haveria um conjunto de ações que dariam ao "Parque da Bica do Ipu" uma reestruturação e até com um ousado projeto de barramento e perenização da nascente e curso do riacho Ipuaçaba.

Mas a falta de planejamento apropriado e a tão conhecida morosidade da gestão na execução de suas obras, tem deixado o principal cartão postal da Terra de Iracema fechado desde o início da pandemia. O restaurante, por exemplo, está praticamente com sua madeira quase toda deteriorada o que vai exigir mais dinheiro dos nossos impostos para sua recuperação. E o pior de tudo: não vem um agente público municipal dá uma satisfação a sociedade ipuense. 

Mas a esperança tem que ser renovada, afinal vem aí 2022 que é ano de eleição. Fica, portanto, a expectativa que logo no início da próxima quadra invernosa tenhamos uma abertura ao menos parcial.  

LEIAM MATÉRIAS RELACIONADAS ABAIXO



Nenhum comentário: