segunda-feira, setembro 27, 2021

WAGNER JÁ DEFINIU "TENENTES" PARA 2022

Principal nome da oposição já lançado para a disputa pelo Governo do Ceará, o deputado federal Capitão Wagner (Pros) já definiu os nomes que coordenarão sua campanha eleitoral em 2022. Em Fortaleza, ficará à frente do comitê do candidato o vereador Márcio Martins (Pros), líder da oposição a José Sarto (PDT) na Câmara Municipal. Já na Região Metropolitana de Fortaleza, foi escolhido como coordenador o atual vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho (Republicanos). Definição dos nomes ocorreu no último sábado, em reunião com lideranças do Pros, Republicanos, PSC, Podemos e Avante.

A escolha dos nomes reflete também interesse da oposição no Ceará de ampliar sua atuação para além da Capital, buscando principalmente setores que disputaram contra a base de Camilo Santana (PT) nas eleições de 2018 e 2020. Nas últimas semanas, Wagner tem intensificado a agenda de reuniões pelo Interior com lideranças de partidos aliados. No mês passado, o próprio candidato já tinha admitido a possibilidade de atrair inclusive gente de dentro do bloco governista para seu arco de alianças.

Ferreira Gomes

Segundo Márcio Martins, a intenção do grupo é seguir na busca por lideranças de oposição aos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT) no Interior do Estado. "Temos aberto inúmeros diálogos com ex-prefeitos, prefeitos que almejam voltar às cadeiras em 2024, vereadores que não lograram êxito também. Citar alguns nomes agora é prematuro, mas nós temos uma estratégia muito clara de se apresentar às lideranças no Interior que não aguentam mais os Ferreira Gomes. Esse é o nosso principal 'card'", afirma.

Mayra Pinheiro

Completa a "trinca" de articuladores da campanha da oposição o militante Jesus, que ficará responsável pela organização de comitês no Interior do Ceará. Segundo opositores, Jesus possui relação muito boa com diversos grupos políticos do Estado e já realizou a coordenação política da campanha da médica bolsonarista Mayra Pinheiro - atual secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde - ao Senado na eleição de 2018.

Reação

Não é só Capitão Wagner que já se movimenta de olho em 2022 no Ceará. Quebrando a tradição de deixar articulações eleitorais para as vésperas das convenções partidárias, o PDT do Estado também acelerou processo de debate interno de olho na escolha de seu candidato à sucessão de Camilo Santana. Nas últimas semanas, o partido iniciou agenda de debates com quatro pré-candidatos ao posto - Roberto Cláudio, Evandro Leitão, Izolda Cela e Mauro Filho. "Sumido" das redes sociais até o mês passado, o ex-prefeito de Fortaleza e principal nome do partido para a disputa, Roberto Cláudio, também tem aumentado a presença online.

Sucessão na Câmara

Já começaram a ficar "animados" os bastidores para a sucessão de Antônio Henrique (PDT) na presidência da Câmara Municipal de Fortaleza. A disputa, que costuma ser resolvida de dentro do Paço Municipal, ainda está longe, mas já tem atraído concorrentes principalmente por conta de um pequeno "racha" em curso dentro do próprio PDT, partido do prefeito José Sarto.

Segundo cálculos de alguns vereadores interessados na vaga, pelo menos três pedetistas são vistos hoje como "menos ligados" (para não falar independentes) a Sarto, principalmente a vereadora Enfermeira Ana Paula, que tem atuado inclusive contra o governo em votações recentes da Casa. Diante do impasse, outros parlamentares têm crescido o olho para cima da vaga, que só deve ser definida ao final de 2022.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: