segunda-feira, setembro 13, 2021

"NEM LULA NEM BOLSONARO" - PROTESTOS EM FORTALEZA TIVERAM BAIXA ADESÃO

Organizado pelo MBL Ceará, o ato em Fortaleza reuniu representantes de diversas correntes ideológicas, mas não teve participação do Partido dos Trabalhadores, principal legenda de oposição a Bolsonaro no Congresso Nacional.

Manifestantes se reuniram neste domingo, 12, na Praça Portugal, em Fortaleza, para pedir o impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Convocado pelo Movimento Brasil Livre (MBL) do Ceará e por partidos como PDT, PCdoB e PSB, o protesto teve baixa adesão de apoiadores. Ainda assim, os organizadores avaliam que o ato teve repercussão positiva ao reunir representantes de correntes ideológicas historicamente antagônicas em prol de uma pauta comum: o julgamento político do chefe da nação pelo Congresso Nacional.

Vestidos de branco, os participantes gritaram palavras de ordem contra o presidente e o acusaram de liderar tentativas de golpe contra a democracia: "Bolsonaro na cadeia. Fora Bolsonaro Golpista", diziam alguns deles. Também havia faixas e cartazes com os dizeres: “Nem Lula nem Bolsonaro”, em referência à polarização política protagonizada entre as duas principais lideranças da esquerda e da direita, respectivamente, apontadas como favoritas para as eleições de 2022.

Para o coordenador do MBL Ceará, Matheus Linard, o mote “Fora Bolsonaro”, que uniu grupos com ideologias distintas, "é a radiografia do que vai se avizinhar para o futuro”. Ele acredita que a maioria da população brasileira deve optar por um candidato da chamada terceira via no próximo pleito presidencial. Contudo, destaca que o movimento deste domingo teve objetivo exclusivo de pressionar pelo impeachment de Bolsonaro, deixando a conjuntura de 2022 em segundo plano.

Sobre o esvaziamento do ato, Linard justificou que “foi uma manifestação decidida de última hora” em que houve “pouco tempo para alinhar as bases”. Apesar disso, destacou que “o resultado é muito bem-vindo” para o objetivo central da mobilização. Os protestos também foram realizados em pelo menos outras 12 capitais brasileiras, com maior adesão na avenida Paulista, em São Paulo. A estimativa de público dos atos não foi divulgada pelo MBL.

Além da presença de militantes de partidos da esquerda e centro-esquerda, a manifestação realizada na Capital Cearense teve a participação de representantes da União da Juventude Socialista do Ceará (UJS) e da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Fortaleza. Chamou a atenção as ausências do PT e Psol, que apesar de fazerem oposição ao governo Bolsonaro, não cederam às divergências históricas com o MBL. A sigla petista anunciou manifestação contra o presidente para o dia 2 de outubro.

Presente na manifestação deste domingo, o presidente da juventude do PDT em Fortaleza, Bruno Barbosa, defendeu que esse “é o momento de deixar as divergências em segundo plano”. Na visão dele, os partidos devem buscar consenso para fortalecer o movimento nas ruas pela destituição do presidente. “Independentemente de visões de mundo diferentes, o Fora Bolsonaro deve ser a nossa única pauta”, pontuou o dirigente.

Quatro dias antes da manifestação, a direção nacional do MBL havia emitido um comunicado convocando “todos os partidos, lideranças civis e agremiações” para participarem da mobilização. O movimento, contudo, pediu que os manifestantes respeitassem “a necessidade de deixarem suas pautas particulares e suas preferências eleitorais fora do ato para nos unirmos pelo impeachment”. A nova posição foi um revés em relação à orientação anterior, que havia sido caracterizada pelo slogan “Nem Lula nem Bolsonaro”, gesto que acabou afugentando setores da esquerda do protesto.

Com informações do repórter Carlos Mazza (O Povo)

Nenhum comentário: