quinta-feira, junho 30, 2011

CORRUPÇÃO NAS PREFEITURAS: TCM CONTINUARÁ COM RIGOR NA FISCALIZAÇÃO.


      
Os escândalos em prefeituras com desvio de recursos públicos, seja em fraudes em processos licitatórios, ou contratação irregular de transporte escolar, leva desconfiança e indignação aos cearenses. Paralelamente às ações do Ministério Público Estadual (MPE), o Tribunal de Contas dos Municípios garante manter o rigor nas fiscalizações.
O presidente do TCM, Manoel Veras (FOTO ACIMA), lamenta a "verdadeira avalanche de irregularidades praticadas por gestores municipais". O conselheiro avisa que o órgão está atento às irregularidades em contas de prefeituras e câmaras municipais. "Nós estamos procurando coibir de qualquer maneira, juntamente com a ação que o Ministério Público Estadual e a Polícia Federal vem desenvolvendo no Ceará, para coibir os abusos que por ventura venham a existir", disse.
Veras afirma o TCM busca analisar todos os casos com precisão, para "evitar qualquer tipo de fato que não seja absolutamente verdadeiro ou julgamento antecipado. Damos amplo direito de defesa às pessoas".
Enquanto o promotor Luiz Alcântara, assessor da Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (Procap), considera que a corrupção está generalizada, os prefeitos protestam. Eles garantem que os casos são minoria no Ceará. O último caso aconteceu em Santana do Acaraú, onde o principal acusado de fraudar licitações é o ex-prefeito de Tianguá, Gilberto Moita. Nesta quarta-feira (29), o Ministério Público Estadual pediu o afastamento e a prisão do prefeito de Ibaretama, Francisco Edson de Moraes.
Blog do KT comenta:
Apesar de ainda não ter cabelos brancos, confesso aos amigos que nunca vi um momento tão interessante na história política do Ceará. É indiscutível que as ações do Ministério Público se intensificaram, mas a essência de todo esse quadro de cruzada contra a corrupção nos municípios se encontra na internet com os seus portais e redes sociais. Vivemos um novo momento em que a internet, cada vez mais popular e acessível, já conseguiu derrubar ditaduras no fechado mundo islâmico. É nesse sentido que as prefeituras envolvidas em escândalos de corrupção se tornam presas fáceis da sociedade. Os gestores corruptos podem até concluir seus mandatos, mas ficam baleados e sangrando a espera da última pá de cal a ser dada pelos eleitores vitimados.

Fonte: www.cearaagora.com/ adaptação de texto e comentários- Kléber Teixeira.       

Um comentário:

Anônimo disse...

Como seria bom se também continuassem as investigações na Prefeitura de Tianguá onde pessoas enricam como o Carlinho que tem empresas como o ex-prefeito, a Imaculada, as casas construídas para amigos com dinheiro da prefeitura, os caminhões de piçarra paga pela prefeitura, mas que foi oferecida pelo dono do terreno de onde a extraíram, os terrenos cedidos pelo ex-prefeito, onde construíram as escolas técnicas, mesmo junto à estação de tratamento das águas na estrada para Viçosa do Ceará à saída de Tianguá, onde o cheiro nausibundo é respirado pelos professores e alunos com graves consequências para a saúde, mas que permitiu ao ex-prefeito receber em troca outras benesses do governo que desconhecia(ou conhecia?) a situação da localização proposta para as escolas, porque ali nada seria vendável para construção, mas foi para prejudicar os que frequentam essas duas escolas superiores. HAJA ALGUÉM QUE SE INTERESSE POR ESTES ASSUNTOS GRAVES