quarta-feira, junho 15, 2011

PSDB DO CASAL PICA PAU A CAMINHO DA EXTINÇÃO

          
Como há muito havíamos previsto, o PSDB, no Ceará, é um partido sem futuro e, por isso mesmo, caminha inexoravelmente para a extinção. Para conseguir uma sobre-vida, a única saída é a fusão, juntando os cacos do que restou do DEMO (ex-Arena, PDS e PFL) e do PPS. Nascido de uma dissidência do PMDB que inchou depois que chegou ao centro do poder com o fim da ditadura militar, os dissidentes acusavam os dirigentes peemedebistas de aéticos, clientelistas e nepotistas, além de descompromissados com as causas maiores da Nação. Mas, tão logo o PSDB chegou ao poder central, aliou-se justamente com os que antes abominavam. No Ceará, Tasso Jereissati tornou-se a liderança maior dos tucanos, cooptando senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores. Chegou a ter 13 dos 22 deputados federais, 26 dos 46 deputados estaduais e 130 dos 184 prefeitos municipais, uma força política arrasadora. Dos sete deputados estaduais eleitos no ano passado, somente dois (João Jaime e Fernando Hugo) devem permanecer, e a revoada de prefeitos será enorme. Com Tasso no governo, a Assembleia Legislativa passou a ser uma simples secretaria estadual, sendo o seu presidente e os demais membros da Mesa Diretora impostos pelo todo poderoso “imperador”. A exceção foi Antonio Câmara, no primeiro governo, que permaneceu no PMDB, deu dignidade ao Poder Legislativo e tornou-se uma incômoda pedra no seu sapato, derrotando-o muitas vezes. Contra a vontade de Tasso Jereissati, Antonio Câmara elegeu-se presidente da Assembleia Estadual Constituinte, acumulando com a presidência da Assembleia Legislativa. Foi um dos maiores presidentes de toda a história do legislativo cearense. O PSDB cearense era Tasso e depois dele era ele de novo. A sua vontade era imposta e não havia uma única voz que discordasse. Assim ele criou o seu próprio código de ética e mandou a fidelidade partidária pras cucuias. Em 1998 e 2002, o PSDB disputou a presidência da República, mas, no Ceará, o candidato apoiado pelos tucanos foi Ciro Gomes, então no PPS; em 2006, o então governador tucano Lúcio Alcântara disputou a reeleição, mas Tasso e sua trupe votaram em Cid Gomes. Agora, a cúpula tucana quer expulsar o deputado estadual Gony Arruda por este ter aceito ocupar a Secretaria Estadual de Esportes. Ele consultou a bancada estadual e teve o aval de seis dos sete colegas. Anteontem, Gony anunciou a sua desfiliação do PSDB, mas mesmo assim o processo de expulsão terá prosseguimento. Tucano cearense tem moral para expulsar alguém por infidelidade partidária?
FONTE: Messias Pontes – Jornalista – Notícia no Jornal O Estado do Ceará.
PS: O PSDB ipuense, que inicialmente pertenceu ao grupo político de Zezé Carlos e Toinha Carlos, é atualmente comandado pelo líder político Torrim. O Pica Pau também controla a sigla em Pires Ferreira.
Essa crise que o partido passa também se reflete na política local. Sem um apoio forte em nível de política estadual as eleições municipais se tornam complicadas e difíceis para esses políticos.
Sempre existe uma primeira vez, mas nunca antes na história da política ipuense um prefeito foi eleito sem apoio do governando do Estado. O PSDB cearense que não controla mais nem a sua cozinha, o qual no Ipu e Pires Ferreira tem como referência Torrim e Corrinha, vai encolher mais ainda nas eleições de 2012. Pelo visto e a essa altura dos já diminutos prazos eleitorais, o casal Pica Pau vai ter que se manter num partido decadente. 

13 comentários:

Anônimo disse...

ESSE É O FIM, BEM MERECIDO, DE PARTIDOS QUE ESTIVERAM NO PODER E SIMPLESMENTE NUNCA OLHOU, VERDADEIRAMENTE, PARA O QUE MAIS PRECISAVAM (O POVO)... E ISSO NÃO SOMENTE AQUI NA CIDADE DE IPÚ. AGORA SÓ ESPERO QUE O POVO POSSA TOMAR CONCIÊNCIA E FAZER A MUDANÇA QUE PRECISA SER FEITO... QUANDO A CASA ESTÁ CHEIA DE RATOS É PORQUE TEMOS DEIXADO A SUGEIRA E O LIXO ENTULHADO PELOS CANTO DA MESMA. PRECISAMOS LIMPAR TUDO, TIRAR O PODRE E O IMUNDO DO MEIO DE NOSSA CASA E EXTERMINAR "OS RATOS E RATAZANAS"... SÓ O NOVO PODE MELHORAR OS ARES DO MEU IPÚ... E DAR DIGUINIDADE AO CENÁRIO POLÍTICO DO IPÚ... ACORDA E MUDA IPÚ.

Anônimo disse...

ja eraaaaaa pica pau

Anônimo disse...

pica-pau só na tv, por isso sr.e sra pica pau tenham mais humildade.

Anônimo disse...

É A INTEGRAÇÃO CEARENSE!!!

TAÍ DR TASSO, O QUE É CONFIAR EM FERREIRA GOMES!!!

Anônimo disse...

CORRINHA PODE VIR COM 10, 20, 30, 45, O QUE FOR, NÃO MUDA NADA!

PRÁ EVITAR A EXTINÇÃO DA NOSSA CIDADE
QUEREMOS CORRINHA!

Anônimo disse...

CORRINHA PODE VIR COM 10, 20, 30, 45, O QUE FOR, NÃO MUDA NADA!

PRÁ EVITAR A EXTINÇÃO DA NOSSA CIDADE
QUEREMOS CORRINHA!

Anônimo disse...

alguem aqui realmente acredita que exista partidarismo numa cidade como esta?

Anônimo disse...

O Tasso só tá pagando na mesma moeda,pois ele fez muita covardia com quem ajudou ele...olha o que ele fez com o ZeZé!agora já era Tasso,e pica pau,pois vc naum tem mais padrinho politico.

Anônimo disse...

Votei no Sávio Pontes mas agora só voto se for na Corrinha. Eu era feliz e não sabia.

Anônimo disse...

Concordo com o comentario á cima....

Anônimo disse...

Partido pra mim não influi em nada, não queremos é corruptos como este que está aí no poder (SP), não importa o partido político, queremos nossa dignidade de volta.

Anônimo disse...

Falar em dignidade, temos que extinguir o casal pica-pau.Não consigo esquecer de tanta opresão, humilhação e terrorismo.

Pica-pau nunca mais.

Anônimo disse...

O QUE NUNCA MAS PODE ACONTECER NESTA CIDADE É ELEIÇÃO DE CRIMINOSOS E ESTELIONATÁRIOS.
INDIVÍDUOS QUE SÓ SE PREOCUPAM COM SEUS BOLSOS. FRALDADORES DE LICITAÇÕES E ASSASSINOS DE NOSSA DIGNIDADE.
NÃO ACREDITO QUE A CORRUPÇÃO SEJA GENÉTICA, MUITO MENOS CULTURAL (ISSO NÃO FAZ PARTE DE NOSSA CULTURA), PORTANTO QUEM ASSIM SE APRESENTA NA POLÍTICA TEM QUE SER EXPULSO DE NOSSA SOCIEDADE.