quarta-feira, junho 29, 2011

MANOEL PALÁCIOS E O FIM DAS COLIGAÇÕES PARTIDÁRIAS.

O Congresso Nacional deu o primeiro passo para acabar com as famigeradas e arcaicas coligações partidárias. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (29), por 14 votos favoráveis e seis contrários, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 40/11, que acaba com a possibilidade de coligações nas eleições proporcionais. A medida vale para a disputa aos cargos de vereador, deputado distrital, estadual e federal. Agora a PEC, uma das propostas elaboradas pela Comissão Especial de Reforma Política da Casa, será analisada no plenário no Senado.
_________________________________________________
Em termos de astúcia e entendimento dos atalhos eleitorais para se chegar ao legislativo municipal ipuense, não existe igual ao Vereador Manoel Palácios.
Nas eleições de 2008, Palácios deixou a oposição(Sávio/Toinha) e acabou migrando para a situação(Corrinha/Torrim) e dessa forma, através de uma estratégica coligação partidária que tinha PR-PSDB-PCdoB e PSB, abocanhou mais um (o quinto consecutivo) mandato de Vereador. O Edil que agora ocupa a Secretaria de Agricultura do Município e se encontra sem partido pois perdeu o diretório local do PR, obteve discretos 769 votos em meio ao desgaste político das suas idas e vindas partidárias, mas que foram suficientes para o eleger. Lembramos que nas eleições legislativas de 2008, Carlinhos da Várzea obteve 1.034 votos enquanto Luis Kim teve 931, mas não foram eleitos por causa da coligação partidária e do seu coeficiente eleitoral.
Voltando um pouquinho mais no tempo,em 2004, lá estava o atual legislador com mais uma de suas peripécias nos últimos meses em que antecederam as eleições municipais. O mesmo deixou o grupo da Prefeita Toinha Carlos e migrou para a ascendente candidatura de Corrinha do Torrim. Palácios acabou sendo o segundo candidato a Vereador mais bem votado com sonoros 1.151 votos.
Manoel Palácios está sem partido pois o seu dúbio apoio a Lúcio Alcântara, candidato ao governo do Estado em 2010 pelo PR, o fez perder a sigla para o advogado Júnior Pereira. Mesmo com o iminente fim das coligações partidárias, conseguirá o astuto Manoelzinho garantir, mais uma vez, uma das agora 13 vagas que serão ofertadas?

Um comentário:

Anônimo disse...

Manoel Palácios agora vai dançar... ele não é dos piores.