sexta-feira, abril 18, 2014

Ibope: DILMA PERDE POPULARIDADE E VOTOS

A pesquisa Ibope, divulgada ontem, revela que a presidente Dilma Rousseff (PT) perde tanto em popularidade quanto também em número de eleitores. Em todos os cenários, a intenção de votos da petista apresenta queda.

No entanto, mesmo com a baixa, a presidente Dilma manteve a liderança na corrida pela reeleição. De acordo com o instituto de pesquisa, Dilma apresentou uma queda de 40% em março para 37% em abril. Mesmo assim, a petista ainda venceria a eleição no primeiro turno.

O Ibope mostrou que o senador Aécio Neves (PSDB) oscilou de 13% para 14% entre março e abril. O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) se manteve com 6%.

O pastor Everaldo Rodrigues (PSC) aparece com 2%. Denise Abreu (PEN) e Randolfe Rodrigues (Psol) ficam com 1% cada. Os demais candidatos não atingiram essa marca. Os votos brancos e nulos somariam 24%. Os indecisos ou que não souberam responder representam 12%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para baixo ou para cima. O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios entre os dias 10 e 14.

Contratada pelo jornal O Estado de S.Paulo e pelas Organizações Globo, a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-00078/2014.
O cenário é parecido com aquele apresentado pelo Datafolha em 6 de abril. De acordo com este instituto, Dilma tinha 38% das intenções de voto no começo do mês, contra 16% de Aécio e 10% de Campos.

O Ibope também testou um cenário com a ex-ministra Marina Silva (PSB) na vaga de Eduardo Campos, mas a situação mostra pouca variação. Dilma fica com 37%, contra 14% de Aécio e 10% de Marina. O pastor Everaldo Rodrigues surge com 2%. Denise Abreu, Eduardo Jorge (PV) e Randolfe Rodrigues aparecem com 1% cada. Os demais candidatos não atingem essa marca. Os votos brancos e nulos chegariam a 23%. Os indecisos ou que não souberam responder representam 13%.
Fonte: O Estadoce

6 comentários:

Anônimo disse...

A questão é que ela cai mas a oposição na sobe. O povo fraco esse da oposição a Dilma, parece a do Ipu que sai do lugar.

akvcj disse...

Se Deus quiser, a Dilma vai perder a presidência.

Anônimo disse...


Meus amigos ipuenses tenho a considerar que uma parcela importante da sociedade brasileira desconhece o senador Aécio Neves, enquanto que Dilma é conhecida por 99% dos brasileiros e aproveito para fazer uma observação que entendo ser pertinente. Em 2002 Aécio Neves foi eleito governador de Minas Gerais, em primeiro turno. Em 2006 foi reeleito também em primeiro turno com 73,03% dos votos

Em 2010 deixou o governo de Minas Gerais para candidatar-se ao senado com aprovação de 92% segundo pesquisa Ibope.

Minas Gerais possui a melhor educação fundamental do Brasil, segundo o Ideb, do governo federal. A nota média obtida por alunos mineiros chegou ao nível de países desenvolvidos.

Aécio implementou desde 2003, novos projetos e programas para a educação. Minas Gerais foi o primeiro estado do Brasil a colocar as crianças de seis anos de idade na escola, garantindo um ano a mais no ensino fundamental da rede pública. Em 2005, foi criado o programa Aluno em Tempo Integral, que atende mais de 105 mil alunos. Também foi criado o projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, que apoia escolas em áreas urbanas, com população carente. O programa atendeu mais de 450 mil alunos

Em julho de 2006, uma pesquisa do Datafolha mostrou que 21% dos entrevistados davam nota dez ao seu governo. A nota média dada ao seu governo foi de 7,0, sendo considerado como ótimo ou bom por 69% dos entrevistados. Para 21% o governo é regular e, para 7%, o governo de Aécio é ruim ou péssimo.

Em março de 2009, seu governo era considerado ótimo ou bom por 77% da população de Minas Gerais, enquanto 5% achavam que seu governo era ruim ou péssimo. Aécio obteve a maior taxa de aprovação entre os governadores, segundo uma pesquisa feita pelo Datafolha. A nota média atribuída ao seu mandato, até a data do levantamento, era 7,6, em um escala de zero a dez.

O Datafolha realizou outra pesquisa sobre a aprovação dos governadores em dezembro de 2009. Para 73% da população, seu governo era ótimo ou bom, para 19% era regular e para apenas 6% era ruim ou péssimo. Ele novamente liderava o ranking entre todos os governadores, com nota média de 7,5.

Minhas considerações finais: O senador Aécio Neves, é o caro que devemos escolher para o bem do Brasil, pois um administrador que ao deixar o governo de um estado com a importância de Minas Gerais e em seu segundo mandato, o deixa com 92% de aprovação ao meu ver, está credenciado e tem competência para administrar nosso país. É o que penso. Com a devida vênia de quem tem outra visão.

Anônimo disse...

Blog Reinaldo Azevedo.
Análises políticas em um dos blogs mais acessados do Brasil

Dilma perde no segundo turno para Aécio e Campos entre os eleitores que conhecem os três

Dillma careta

Já escrevi aqui algumas vezes que, em parte, a liderança da presidente Dilma Rousseff (foto) nas pesquisas de opinião se deve ao fato de que ela é conhecida, e seus adversários não. Parece que o Datafolha confirma isso. Vamos ver.

O instituto constatou, por exemplo, que 57% conhecem Dilma muito bem, índice que cai para 17% com o tucano Aécio Neves e 8% com Eduardo Campos, do PSB. Não conhece a presidente 1% do eleitorado — 25% no caso de Aécio e 42% no de Campos.

Não obstante, a rejeição dos três é de 33%. Observei, então, que muita gente não vota em Dilma porque a conhece, e muitos não votam nos oposicionistas porque não os conhecem. Algumas pessoas chiaram. Chiadeira ociosa.

Outro dado do Datafolha chama a atenção: 17% disseram conhecer bem ou um pouco os três candidatos. E aí se dá algo notável: nesse universo, os três estão tecnicamente empatados: Campos fica com 28%; Dilma, com 26%, e Aécio com 24%. Mais: nesse universo dos que conhecem os candidatos, nem que seja um pouco, a presidente perde as simulações de segundo turno: ela é derrotada pelo tucano por 47% a 31% e, pelo peessebista, por 48% a 31%.

É claro que se trata de números preocupantes para a presidente. Afinal, o objetivo de uma campanha política é justamente tornar conhecidos os candidatos. Isso demonstra como é remota a chance de Dilma, caso não seja solapada por Lula — não creio nisso, deixo claro! —, vencer a disputa no primeiro turno. Na verdade, é mais um indício que aponta o risco de derrota.

Lembrem-se de que a mais recente pesquisa do Ibope já apontou que, hoje, muito provavelmente, é maior o número de brasileiros que reprovam o jeito de Dilma governar do que o dos que aprovam: 48% a 47%. Há um mês, o placar era favorável à presidente: 51% a 43%. Vale dizer: nesse pequeno período, houve uma mudança de nove pontos percentuais contra Dilma Rousseff.

Esses números do Datafolha indicando virtual empate entre os eleitores que conhecem, ao menos um pouco, os candidatos é compatível com certo sentimento de enfaro que se percebe nas ruas. Se ele vai se traduzir, efetivamente, em voto, ainda não se sabe. Que Dilma não tem razões para comemorar os números, isso é evidente.

Assim, não havia, efetivamente, nada de errado com aquela minha conclusão: muita gente não vota em Dilma porque a conhece, e muitos não votam em Aécio e Campos porque não os conhecem.

Por Reinaldo Azevedo

Anônimo disse...

Aécio Neves defende novo Pacto Federativo e fim da dependência dos municípios, na noite desta segunda-feira (21), o fim da dependência dos municípios brasileiros ao governo federal e seu reconhecimento como parceiros fundamentais para o desenvolvimento do Brasil. Aécio Neves foi o orador oficial da solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, que marca a comemoração do Dia de Tiradentes, em Ouro Preto.
Aécio Neves alertou para a situação de calamidade de municípios, muitos sem condições de cumprir obrigações básicas.
“Não posso deixar de registrar especialmente a solidariedade de Minas com os municípios brasileiros. Que veem suas portas sendo paulatinamente fechadas pela insolvência e a insuficiência financeira para cumprir suas obrigações mais básicas. Esperamos a hora em que finalmente a solidariedade política e o espírito público os libertarão do ferrolho da crônica dependência e das humilhantes obrigações de reverência ao poder central. A hora em que serão reconhecidos, como devem ser, como parceiros fundamentais do nosso processo de desenvolvimento”, afirmou o senador.
Pacto Federativo
Em seu discurso na Praça Tiradentes, Aécio Neves defendeu a celebração de um novo Pacto Federativo entre a União e estados e municípios, com uma distribuição de recursos mais justa.
“O país anseia por justiça tributária e por um novo Pacto Federativo, capazes de nos fazer convergir em torno das grandes causas nacionais e realizar as vocações do Brasil do Sul e do Sudeste; do Brasil central; do Brasil do Norte e do Nordeste, onde permanecem intocados verdadeiros enclaves do esquecimento.

Anônimo disse...

A BOMBA QUE O PT NÃO QUER QUE ESTOURE
Por iniciativa do valoroso e único parlamentar de quem se pode esperar atitudes, o STF se posicionará através de seu ministro presidente sobre o pedido do Senador Álvaro Dias (PSDB-PR) de que sejam revelados todos os meandros dos empréstimos de financiamento de obras no exterior, em especial em Cuba, Venezuela e Angola. Assim o Sen. Álvaro Dias se pronunciou sobre o caso: “Não se pode admitir que o governo faça empréstimos vultosos sem que aqueles que pagam impostos saibam de informações como o valor dos empréstimos, o prazo de carência para o seu resgate, taxas de juros. Não vejo outro assunto que revolte tanto a população como saber que o governo empresta dinheiro dos brasileiros para a construção de um porto em Cuba, para o metrô de Caracas, para a construção de uma hidrelétrica na Venezuela, entre outras tantas obras em países controlados por ditadores”. Eu, até então, desconhecia a extensão dos empréstimos e para que eles serviam nesses países. Sabe-se agora que não foi apenas para se construir o Porto de Mariel, em Cuba, que o nosso suado dinheirinho foi empregado. Enquanto São Paulo e, principalmente, Salvador sofrem com a falta de transporte via metrô, o BNDES financia completamente o metrô de Caracas. Se o ministro Joaquim Barbosa topar a parada – ele teve uma reunião fechada com o Senador tucano, ontem, a esse respeito – a coisa vai feder insuportavelmente para o lado do vigarista de Caetés. Calcula-se que o desvio de dinheiro público por intermédio desses “empréstimos” é tão grande que o Mensalão será completamente esquecido por ter sido apenas um ‘roubozinho’ sem a “menor importância. Lembrem-se de que os empréstimos foram feitos em moeda estrangeira, dólares, bilhões deles! Se o Brasil tiver a sorte de ter como relator da matéria um Luiz Fux ou um Gilmar Mendes, o PT estará com seus dias contados, pois o roubo é tão grande que ninguém é capaz de avaliar o quanto. Vamos torcer para que seja um desses dois ministros o relator, porque se cair nas mãos de Barroso, Toffoli, Lewandowski ou daquele gaúcho… Bom, melhor esperar pra vermos. O pedido de Álvaro Dias é uma ação direta contra a Presidenta Dilma Rousseff, o ministro Mauro Borges (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Alvaro Dias fez seu pedido ao STF com base na Lei nº 12.527, de 2011, (Lei de Acesso à Informação) que, conforme preceitua seu art. 1º, tem a finalidade de “garantir o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal”. dessa ação judicial dependerá o futuro de Rousseff e seu séquito de ladrões, incluído aí o chefão de todos: Lulalarápio da Silva!