segunda-feira, janeiro 05, 2015

Bastidores - POSSÍVEL ALIANÇA DOS RUFINOS COM TOINHA CARLOS ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA

Dentro do Grupo Político Liberdade liderado pelo Prefeito Sergio Rufino e irmãos, corre o murmurinho que a costura de uma aliança com a ex-prefeita Toinha Carlos e seu filho Diego está em construção. Encontros "casuais", afagos natalinos e visitas cordeais estão cada vez mais na agenda dos Carlos e dos Rufinos.
Essa articulação, a qual foi também tentada em 2012 nas eleições municipais antes das convenções, está sendo também encabeçada por um poderoso empresário de Ipu ligado ao Prefeito.
A estratagema é bem simples: trazer Toinha para o grupo do Prefeito e ter Diego Carlos como Vice em 2016, e de quebra deixar enfraquecido o grupo de oposição.

Fatores que colaboram
Os empresários irmãos de Diego, alheios a politica ipuense e com foco em seus negócios em capitais do Nordeste, não estão dispostos a bancarem uma empreitada eleitoral do filho caçula de Zezé Carlos. Bem relacionados com os irmãos Rufinos, os empresários podem até chancelar essa aliança pela complacência política e, em especial, se houver uma avalização do governo do Estado nessa articulação.
Outro ponto que colabora para essa possível união está no fato que Toinha não está disposta a medir forças dentro do grupo de oposição com Sávio Pontes, Efigênia Mororó e Adriano Melo. Estes pretendem encabeçar (ou indicar) o cabeça de chapa de 2016 da oposição, e a ex-prefeita como é de sua praxe política não é muito de ir para o embate.
Internamente, dentro do seu grupo político, Sergio sabe que tem gente que irá torcer o nariz. Mas para estes ele deverá dizer: "querem me ajudar a ganhar a reeleição ou se juntar a oposição com Sávio Pontes?". O PT de Ipu, partido do governador e que espera compôr a chapa de Vice de Sergio, teria que se submeter se o diretório estadual da sigla estiver de acordo.

Migração de Votos
A ex-prefeita Toinha Carlos sabe das suas limitações políticas. Ela é, em nossa humilde opinião, a melhor cabo eleitoral de Ipu e decisiva ao extremo em qualquer eleição. Por outro lado a mesma sabe que ela e Diego tem limitações de articulação política, e isso passa uma certa desconfiança para seus correligionários depois de alguns insucessos eleitorais.
Nesse imbróglio fica a dúvida se Toinha/Diego teriam capacidade de migrar com seus votos, muitos destes históricos correligionários de Zezé Carlos e Dr. Rocha Aguiar, caso essa tão sonhada aliança pretendida pelos Rufinos venha a se concretizar.

Dinamismo Político
O Prefeito Sergio Rufino afirmou recentemente na imprensa que "a política é dinâmica", quando indagado se seu grupo político estaria fechado ou se iria fortalecê-lo. E dentro desse dinamismo, não irei achar estranho se a Garagem da Vipu e a Rádio Iracema (a qual os filhos de Zezé Carlos são acionistas), façam em breve parte da estrutura de campanha de Sergio Rufino que buscará sua reeleição. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Não acredito nessa burrice, Toinha tá ficando é velha não é doida não.

Unknown disse...

A verdade é essa: Sem essa de se aliar com político tal, o que sabemos é que certos nomes, como por exemplo, Corrinha, Toinha, e até mesmo Sávio, são nomes manchados na política do Ipu, portanto essa histórinha aí de "prefeito cortejando político tal" não passa de especulação, até porque o resultado das urnas em 2012 mostrou o contrário, ou seja mostrou que independente de aliança, ganhar uma eleição no Ipu requer muito mais que um simples acordo, e foi o que vimos com a candidatura de Sérgio Rufino, pois este era desconhecido e competia contra Sávio e sua máquina pública e Toinha, com todo seu suposto carisma, e mesmo assim, quando menos imaginávamos, saiu vitorioso, portanto, Sérgio Rufino para ter sua sonhada reeleição não precisa de aliança com políticos decadentes e que já demonstraram um verídico despreparo para governar, ele precisa na verdade, é de governar bem e conquistar a população, até porque se Toinha fosse tão agregadora assim quanto dizem, ela teria eleito facilmente o Leandro Bezerra e não teria propiciado aqueles pífios acima de 600 votos e inclusive, se fosse agregadora e uma verdadeira "máquina de fazer votos" não precisaria se curvar diante das pretensões do Sávio e deixar as suas para segundo plano.

Anônimo disse...

Muito bem feito suas colocaçõe! Só que o povo tava muito naquela de Maria vai com as outras e quebraram a cara com o sergin e seus militantes! Que o diga as professoras de preto que cobraram tanto a valorização profissional e ver seu salvador levar o seu fundeb. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Quebraram a cara!