quarta-feira, janeiro 07, 2015

CAMILO ANUNCIA CORTES EM GASTOS DO GOVERNO

Charge
O governador Camilo Santana se reúne hoje, às 9h, com todos os secretários da nova gestão, no Palácio da Abolição, para definir as prioridades do Governo para 2015 e discutir o orçamento de cada pasta, indicando possíveis áreas que devem enxugar recursos. Ao contrário das reuniões de Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (MAPP) presididas pelo ex-governador Cid Gomes, que costumavam se estender durante todo o dia, a previsão é que este primeiro encontro oficial se prolongue apenas até o início do período da tarde.

Camilo Santana deve conceder entrevista antes do encontro e, na reunião, está previsto que o Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (Cogerf) apresente aos secretários o planejamento orçamentário formulado no processo de transição.
Áreas afetadas

Em entrevista ao Diário do Nordeste, na semana passada, o secretário da Fazenda, Mauro Filho, destacou que 2015 vai ser difícil para a economia em geral, nos níveis federal e estadual. Ele lembrou que o Governo Federal deve cortar até R$ 100 bilhões de seu Orçamento, o que vai impactar a taxa de crescimento das economias dos estados e do Brasil.

A Secretaria da Fazenda, conforme salientou Mauro Filho, também fará uma avaliação da dívida ativa, para que, a depender da precificação da carteira da dívida ativa e das operações de créditos, o Estado possa receber um acréscimo de R$ 250 milhões somente nos dois procedimentos, o que contribuirá para minorar os efeitos de um ano difícil para economia.
"Há muita prestação de serviços acontecendo por conta daquilo que foi feito pelo governador Cid Gomes. No primeiro momento, (o governador Camilo) tem que ajustar o custeio se preparando para um segundo momento, como Cid Gomes fez em 2007 e 2011", ressaltou.
Para Mauro Filho, é necessário que o Governo do Estado preserve as atividades de expansão dos investimentos com fontes alternativas, que é o que vai manter o ritmo de atividade econômica cearense maior do que a brasileira, justifica o secretário.

Secretário na gestão cidista, Mauro Filho explicou que Camilo Santana terá como responsabilidade a manutenção das obras deixadas pela gestão passada de forma mais eficiente.
Fonte: DN

Nenhum comentário: