domingo, janeiro 04, 2015

Cúpula - SAIBA QUEM INTEGRA O NÚCLEO DURO DA GESTÃO CAMILO SANTANA

Em governo “repartido” entre cidistas e petistas, Camilo Santana (PT) reservou para si algumas das posições mais estratégicas da gestão estadual. Entre cinco indicações de sua cota pessoal, estão técnicos pouco conhecidos no meio político - a maioria velhos conhecidos do petista. Ainda que em áreas de menor visibilidade, “núcleo duro” do novo governador será fundamental na definição de rumos do Estado.
Segundo lideranças e aliados ouvidos pelo O POVO, integrarão a cúpula da nova gestão sobretudo os secretários Alexandre Landim (Casa Civil), Hugo Figueiredo (Planejamento e Gestão), André Facó (Infraestrutura), Juvêncio Vasconcelos (Procuradoria Geral) e Élcio Batista (Chefe de Gabinete). Junto com os já conhecidos Mauro Filho (Fazenda) e a vice Izolda Cela, serão eles quem “darão as cartas” da gestão.

Entre estes nomes, Landim e Figueiredo se destacam pela proximidade pessoal com Camilo. Ambos naturais do Cariri, terra natal do governador, o primeiro é padrinho de uma das filhas do petista e o outro seu colega de infância.

Já André Facó, escolhido para principal área tocadora de obras, possui amplo histórico de trabalho junto a Camilo. Servidor de carreira da Cagece, Facó foi alçado à presidência do órgão por indicação do petista. “Essa nomeação foi uma forma de prestigiarmos o quadro técnico e valorizarmos os servidores”, disse Camilo, secretário de Cidades, à época.
De lá para cá, Facó se manteve próximo de Camilo em todas as principais ações da Secretaria de Cidades. Na inauguração dos conjuntos habitacionais “Orgulho do Ceará II” e “Cidade Jardim”, em Fortaleza e Região Metropolitana, trocaram elogios mútuos.
Já Élcio Batista, ex-secretário de Juventude de Roberto Cláudio, possui proximidade maior com o presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e pai de Camilo, Eudoro Santana. Em 2012, os dois trabalharam juntos no plano de governo de RC. Depois, junto com Hugo Figueiredo, participaram do projeto de planejamento “Fortaleza 2040”, tocado por Eudoro no Iplanfor.
Fechando o núcleo duro está Juvêncio Vasconcelos. Segundo aliados, indicação do advogado, professor da UFC e procurador do Estado foi escolha “100% técnica”. Procurador licenciado de Fortaleza, Ivo Gomes (Pros) destaca reconhecimento do indicado.

Forças externas
Mesmo fora do governo, outros três nomes deverão exercer influência na gestão petista. Em primeiro lugar surge o ex-governador Cid Gomes (Pros): padrinho político de Camilo, deixa grupo político forte no Legislativo e um dos irmãos, Ivo Gomes, secretário de Cidades. 
Já o deputado federal José Guimarães (PT) aparece como principal liderança do PT no Estado, bem como ponte entre o governo estadual e federal. Completa o grupo o próprio Eudoro, formulador do plano de governo de Camilo e de todas as primeiras propostas da gestão.
Fonte: O Povo

Nenhum comentário: