sexta-feira, janeiro 30, 2015

MEC COMEÇA A ARTICULAR ENEM ONLINE

O ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou nesta sexta-feira que colocará em consulta pública nas próximas semanas um novo modelo de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O novo formato prevê a criação de um banco digital de questões e permitiria o agendamento da prova, que passaria a ser online. O exame, obrigatório para ingressar em universidades federais, é aplicado simultaneamente em todo o país e teve 8,7 milhões de inscritos em 2014.

Gomes afirma que, com o novo método, diversos alunos poderiam acessar o banco de dados, que contaria com 8.000 questões para cada uma das quatro áreas avaliadas no exame, totalizando 32.000 questões disponíveis para o aluno estudar e aprimorar os conhecimentos. As perguntas seriam, de acordo com o ministro, sorteadas pelo sistema online no momento da prova. “Se a pessoa for capaz de decorar mais de trinta mil questões é um gênio e merece uma vaga nas melhores instituições de ensino”, disse.

Outra vantagem apontada pelo ministro é que as provas online seriam exclusivas, compostas por questões do banco e não mais um único modelo como é atualmente. Gomes acredita que esse novo método inibiria denúncias de vazamento, como o ocorrido na última edição, no Piauí. Sobre o caso, que foi investigado pela Polícia Federal, o ministro esclareceu que o tema da redação foi antecipado para cerca de 30 pessoas de um grupo de rede social privada em telefones celulares, minutos antes da prova.

“Ficou muito claro que essa antecipação, de 15 minutos, não permitiu benefício para ninguém”, disse. “Há de se convir que 15 minutos não permitem um melhor desempenho na redação”. Por causa do vazamento, o Ministério Público Federal no estado pediu a anulação da prova, recusado pela Justiça.

Ainda em fase de discussão, o Enem online foi inspirado nos exames de legislação do Detran, que já podem ser agendados com antecedência, de acordo com a conveniência do aluno. Para dar certo, esclarece Gomes, o ministério designaria os locais de prova para cada estudante.

Nenhum comentário: