segunda-feira, janeiro 12, 2015

PL de CID - CRIAÇÃO DE NOVO PARTIDO ENFRAQUECE EUNÍCIO NA ASSEMBLEIA


Derrotado na disputa pelo Governo do Estado e fora do Ministério da Presidente Dilma Rousseff, o senador Eunício Oliveira (PMDB) se prepara para enfrentar um novo contratempo: o esvaziamento da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa. Muitos parlamentares, além dos peemedebistas, querem aproveitar a janela da legislação partidária e pular para o PL.

Dos seis deputados estaduais eleitos pela sigla, em 2014, três (Carlomano Marques, Dra. Silvana e Agenor Neto) poderão migrar para o PL (Partido Liberal), sigla que está sendo criada no Brasil e que, no Ceará, tem sintonia com o grupo do Ministro da Educação, Cid Gomes (PROS). O PL irá atrair, ainda, outros oposicionistas que não querem ficar longe do guarda chuva do Governo do Estado.

O PMDB elegeu, ainda, os deputados Walter Cavalcante, Daniel Oliveira e Audic Mota. Walter e Daniel tem laços de gratidão e familiares com Eunício Oliveira, enquanto Audic, ligado ao deputado estadual Idemar Citó e ao primeiro suplente de senador Chiquinho Feitosa (DEM) ficarão mesmo na oposição ao Governo do Estado e não irão sair do PMDB.

O grupo que se articula para formar o PL quer, além dos aliados de Eunício Oliveira na Assembleia Legislativa, suplentes de deputado estadual e federal, vereadores, prefeitos e ex-prefeitos. Na lista de futuras adesões, está a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PMDB). Bem mais identificado com o grupo político do Ministro Cid Gomes, os liderados do ex-vice-governador e atual conselheiro do TCM, Domingos Filho, tendem a fortalecer as bases partidárias de sustentação ao Governo Camilo Santana (PT).

O Partido Liberal que, nos anos 90, teve os seus primeiros representantes na Assembleia Legislativa do Ceará, elegendo Fernando Hugo e Ted Pontes (1990) pode ficar com a segunda maior representação parlamentar na legislatura (2015-2019) que começa no dia primeiro de fevereiro.

Um dos nomes que podem voltar às origens do PL é o médico Fernando Hugo, que assumirá o mandato como suplente na Assembleia Legislativa. Hugo foi eleito, pela primeira vez, em 1990 e até 2010, conseguiu se eleger. Em 15 anos de mandatos consecutivos, Fernando Hugo passou pelo PL, PSDB e, hoje, está no Solidariedade. Agora, Hugo é sondado para voltar ao PL.

O PL está sendo recriado no Brasil pelo ex-prefeito de São Paulo e Ministro das Cidades, Gilberto Kassab. O ex-governador e Ministro da Educação, Cid Gomes, está, também, ajudando a criar a sigla que interessa diretamente ao Palácio do Planalto. No Ceará, o advogado Almici Pinto, que dirige o PSD, foi incumbido de mobilizar os novos militantes do PL.
Fonte: Cearanews7.com

Nenhum comentário: