quinta-feira, janeiro 14, 2016

Luto: PROFESSOR ANTONIO RAMOS PONTES, UM ETERNO QUE PARTIU

Desde a manhã de ontem, quarta (13.01.2016), que a sociedade e a educação de Ipu estão em lagrimas. Partiu para um outro plano o grande educador Antonio Ramos Pontes, 66 anos, filho ilustre da Terra de Iracema e militante também no campo das artes e, em especial, da Literatura.
Recordo-me em minhas memórias juvenis de Ramos retornando ao Ipu no início dos anos 80, após uma temporada no Rio de Janeiro de onde veio já graduado em Letras. Aparentava-me uma figura estranha, pois não era, pelo menos aos meus olhos, comum vermos homens militando na educação. Nas noitadas no bar-restaurante de nossa família era visto, ou sempre lembrado nos comentários dos jovens, com seu chamativo cavanhaque à la Raul Seixas, bolsa tiracolo de alça grande e estranho sotaque carioca. Doravante, nas voltas que o mundo dá, tive o prazer de tê-lo como professor e como colega de trabalho nos tempos do grande Murilo Aguiar.

Ativista político e testemunha ocular da história da cidade, Pontes, em 1984, foi o último ipuense a ter contato com o Vereador e Professor Gerardo Madeira. Ambos saíam juntos do Colégio Ipuense quando Madeira foi interpelado por pistoleiros que o executaram.
O educador tentou em duas ocasiões ser vereador em Ipu (1988 e 1992). Foi militante em ambos grupos políticos de Ipu. Foi alvo de perseguições políticas e até radiofônicas.
Amante da Ufologia, sempre buscou ampliar seu raio de amizades até mesmo fora da educação.
Em 1995, tentou ser eleito diretor da Escola Murilo Aguiar. Não obteve êxito, mas demonstrou ter grande popularidade com seu alunado.
Aposentado do Estado, partiu para Maranguape após ser aprovado em concurso público. Publicou  livros, foi professor universitário e ingressou na Academia de Letras da terra de Chico Anysio.
Retornou à sua terra natal no ano passado, mas um maldito câncer nos tirou do convívio em num momento em que o mesmo mais poderia contribuir com sua experiência para a educação e a cultura de Ipu.
Ramos nos deixou, mas será eterno no coração de uma geração de ipuenses. 
(Foto: Arquivo do Professor Mello)

Nenhum comentário: