quinta-feira, janeiro 28, 2016

O MORNO MÊS DE JANEIRO NA POLÍTICA IPUENSE

O primeiro mês de 2016 praticamente não acrescentou nada de novo à política ipuense. O Prefeito Sergio Rufino (PCdoB) segue com baixa popularidade e com uma administração discreta e sem conseguir trazer nada de inovador para o futuro dos munícipes. Suas obras, sobretudo as anunciadas em maio de 2015, continuam paralisadas. Nem força política para cobrar as promessas feitas (a praça do CVT tava no meio!) pelo Governador Camilo Santana, quanto este esteve em agosto nos festejos do município, o Prefeito tem demonstrado.

Com o discurso da transparência em baixa, sobretudo após ter ficado reticente no escândalo dos gastos com o Gabinete do Vice Prefeito que nunca existiu, o gestor de Ipu se complicou mais ainda nesse de janeiro ao não planejar, mais uma vez, o tradicional Carnaval de Ipu. A coisa momina está sendo, assim como na educação - cultura- esporte (que ainda continua sem secretário), feita tudo de supetão, sem diálogo com a sociedade e sem protagonismo na região ibiapabana.

Para não dizer que a coisa foi politicamente regular para o Grupo Liberdade, Sergio Rufino perdeu o seu diretor do SAAE, Elisafran Mororó, e de quebra dentro, também tem ganho uma forte oposição da sindicalista Ivna Mororó na defesa dos funcionários da Prefeitura que se encontram com o salário defasado em várias categorias desde 2012. Ivna que foi recentemente alvo de uma desabonação radiofônica feita por eleitores do líder político Carlinhos da Várzea, promete muitas emoções em prol dos funcionários neste 2016.

E a ideia de que Sergio Rufino não será candidato ainda continua em alta. A depender de quem será o candidato e composição do leque de alianças da oposição, o chefe do executivo deve mesmo se aposentar da política ipuense e ir cuidar das suas fartas fazendas pelo interior do Ceará.
O coronel Fanico Martins (PT), com forte aceitação dentro do grupo de situação, está de atalaia aguardando ser eventualmente convocado. O irmão de Simão Martins tem sinalizado que não será Vice de Sergio e só vai se for para a cabeça da chapa.

OPOSIÇÃO
A oposição, por sua vez, continua teoricamente carente de uma coesão. União mesmo entre os pré-candidatos só mesmo na luta para tirar os Irmãos Rufinos do poder.
Diego Carlos, continua alheio e sem nenhuma demonstração oficial do fundamental apoio dos irmãos empresários. Em mais um mês ausente da militância política, o filho da ex-prefeita Toinha Carlos esteve de férias nos EUA.
Sávio Pontes, por sua vez, continua fazendo um trabalho de articulação com as lideranças de oposição e, em especial, com os vereadores. O ex-prefeito esteve fora do Ceará e retornou no final deste mês já demarcando território com seus aliados em breves reuniões ocorridas nos últimos dias.

TERCEIRA VIA
A Terceira Via do Vereador Adriano Melo e do Vice Carlos Eduardo continuam sem muita empolgação. Com uma militância muito tímida, as promessas de adesões políticas de grande porte e também que a FM Cidade estaria com uma grade de programação mais forte contra a atual administração, ainda não decolou. A adesão do popular suplente de deputado Balacó, não fez nem barulho.

Fevereiro não promete, pois está todo mundo da chefia política deixando tudo mesmo para julho. Mas feliz daquele que daqui até lá preparar o terreno e abrir os caminhos para o voto e uma consequente vitória.

Nenhum comentário: