segunda-feira, janeiro 04, 2016

NOTA DO ENEM 2015 SAI NA SEXTA (08), E INSCRIÇÃO NO SISU COMEÇA NA SEGUNDA (11)

As duas primeiras semanas de 2016 definem o futuro de muitos estudantes no Brasil: as notas do Enem 2015 vão sair na próxima sexta-feira, dia 8 de janeiro. Na semana seguinte, os estudantes poderão usar as notas obtidas no Exame Nacional para fazer inscrição para as vagas em universidades públicas oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema começa a funcionar na segunda-feira, dia 11 de janeiro, e o prazo vai até o dia 14 de janeiro. O Enem 2015 foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro.

O estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu e nas instituições de ensino superior. As matrículas ocorrem nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada.
Entre os dias 18 de janeiro e 29 de janeiro os candidatos que não foram convocados para sua primeira opção podem manifestar interesse em aderir a lista de espera. Caso sobrem vagas, as instituições poderão convocar os alunos da lista.

Espelho da redação
No início de dezembro, a Justiça decidiu que o espelho da redação do Enem 2015 deve ser disponibilizado junto com as notas individuais de cada candidato, previstas para o início de janeiro 2016. A decisão, com abrangência nacional, é da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
Em nota, o Inep afirmou que recorreria da decisão, e disse que o espelho da redação do Enem é divulgado com “fins pedagógicos” e que o processo de correção é seguro.
“O texto é avaliado por dois corretores independentes. Se houver discrepância acima de 100 pontos entre as notas dos dois corretores, a redação é submetida ao crivo de um terceiro corretor. Caso permaneça a diferença, a redação fica a cargo de uma banca de três especialistas”, diz o texto.
Com informações do O Globo.

Nenhum comentário: