sexta-feira, janeiro 02, 2015

SERGIO RUFINO TEM AGORA TOTAIS CONDIÇÕES DE TRAZER UNIVERSIDADE FEDERAL PARA O IPU


PCdoB - Secretário Inácio Arruda e Sergio Rufino

A vinda para o Ipu da Universidade Federal da Ibiapaba(UFI), já prevista os seus recursos no Orçamento da União, a qual foi muito discutida no primeiro ano da gestão do Prefeito de Ipu Sergio Rufino (PCdoB), voltará a ser alvo de intenso debate nesse ano que se inicia. O gestor de Ipu ao longo de 2013 fugiu desse discurso político. Acredito eu por não ter a devida força política e nem interesse na alavancada educacional da cidade no ensino superior. 

Porém o cenário agora é esse: O Prefeito de Ipu está com "a faca e o queijo nas mãos" para trazer aquela que será a maior obra estrutural/política/educacional de toda a História de Ipu. 

O PCdoB, partido de Sergio Rufino, agora controla com Aldo Rabelo o poderoso Ministério da Ciência e Tecnologia, o qual é responsável  pelo gerenciamento e encampação de novas universidades no país. Inácio Arruda, por sua vez, também companheiro de sigla de Rufino e votado em Ipu com o apoio do Prefeito, assumiu a Secretaria Estadual de Ciência e Ensino Superior.

Soma-se a isso o fato de que Cid Gomes, o qual o PCdoB de Ipu lhe foi fiel, agora é o Ministro da Educação. 

O governador Camilo Santana em campanha pela serra da Ibiapaba, também se comprometeu com esse projeto.

INIMIGO DOMÉSTICO
O maior concorrente de Ipu no sediamento da UFI é curiosamente a cidade de São Benedito na qual o Prefeito Gadiel também é do PCdoB. Augusta Brito, sua esposa e Deputada Estadual mais votada em Ipu nas últimas eleições, deve fazer de tudo para tirar a Universidade de Ipu em prol de São Benedito.

A Sociedade Ipuense, sobretudo a juventude e militantes da educação, devem observar atentamente qual vai ser a postura do Prefeito. Nunca antes o cenário foi tão favorável para que um gestor trouxesse tamanha obra para a cidade.
Vamos incentivar de forma salutar essa cobrança, pois, assim como a própria imprensa do Prefeito afirma, Sergio tem amplo prestígio político junto as demais instâncias do poder.

10 comentários:

Anônimo disse...

SE FORMOS ESPERAR PELA BOA VONTADE E INFLUENCIA DO SERGIO RUFINO ESSA FACULDADE VAI SAIR SÓ QUANDO O SARGENTO GARCIA PRENDER O ZORRO, OU SEJA, NUCA.

Anônimo disse...

kt tem toda razao. eleitores do sergio cobrem este bem para o ipu..

Anônimo disse...

KT, deixa eu lhe dizer uma coisa; eu sou universitário do Ipu, nossos ônibus são de baixa qualidade e de acordo com um amigo meu que estuda no turno da manhã e que participou de uma reunião para tratar do transporte dos universitários no próprio gabinete do prefeito, o senhor Sérgio Rufino, em uma atitude descompromissada afirmou que não poderia melhorar o transporte por que o município não tinha uma verba suficiente para investir neste setor, e os ônibus que são utilizados hoje são pagos com todo sacrifício com dinheiro da própria prefeitura, ou seja, com recursos próprios. Agora me diga: Você acha mesmo que ele vai conseguir esta universidade sendo que nem ao menos consegue melhorar o simples transporte universitário do Ipu? Acho difícil....

Anônimo disse...

O comentário comparando o trazer de uma universidade federal com o transporte universitário municipal é sem fundamento, pois a responsabilidade da universidade seria praticamente inteira do Governo Federal, sendo responsabilidade do Governo Municipal somente conseguir trazê-la. Mesmo eu duvidando muito que o atual prefeito se esforce gratuitamente para trazê-la - acredito que só devemos consegui-la se houver bastante pressão civil - ainda espero que se instale aqui um campus federal.

Anônimo disse...

Lembrem-se os adeptos do prefeito, que o Ministro de Educação é o Cid Gomes, amigo pessoal do Sávio Pontes. Vamos esperar acontecer. É dificil.

Anônimo disse...

CREIO QUE A UFI FIQUE EM SÃO BENEDITO POR QUESTÃO GEOGRÁFICA...ASSIM FICARÁ MAIS ACESSÍVEL AOS UNIVERSITÁRIOS DE TODA SERRA DA IBIAPABA.MAS...

Anônimo disse...

O comentário que compara o transporte universitário do Ipu com a vinda da UFI tem total fundamento, pois não se trata de quem vai comandar a gestão da instituição mas sim da força de vontade para que construa a sua sede aqui no Ipu. E outra, sem essa de ficar em São Benedito por questão geográfica, afinal, ao contrário de São Benedito, creio eu, o Ipu é uma cidade-centro, que se comunica com a Ibiapaba, o sertão de Crateús, os Inhamuns e a região de Sobral, ou seja, boa parte do norte e noroeste do estado. UFI no Ipu: totalmente viável!

Rárisson Ramon disse...

Firmo o compromisso de defender a ideia de Ipu sediar a UFI. Vejo com muita tristeza esses indivíduos que se dizem ipuenses defenderem a ida UFI para São Benedito. Sou ipuense e quero ver a UFI é em Ipu. Contudo, não é só o critério geográfico que conta o cara pálida. Precisa-se analisar o critério cultural, político, social e econômico.

Anônimo disse...

A UFI TEM COMO FOCO DE ABRANGÊNCIA MAIOR FAVORECER AOS ESTUDANTES DA SERRA DA IBIAPABA...O IPU É CIDADE CENTRO, ÓTIMO...MAS AS REGIÃO CITADAS ACIMA PODEM E DEVEM SER INTEGRADAS A UVA...PARA UM ALUNO DE VIÇOSA DO CEARÁ E TIANGUÁ SE DESLOCAR ATÉ O IPU SERÁ MAIS ESTRESSANTE NA QUESTÃO DE TEMPO EM DESLOCAMENTO...FICANDO A UFI NO CENTRO DA SERRA SERÁ MELHOR PARA TODOS...TORÇO PARA QUE FIQUE EM SÃO BENEDITO...MAS VINDO PARA QUALQUER MUNICÍPIO DA NOSSA SERRA SERÁ MUITO BEM-VINDA.

Anônimo disse...

JUSTAMENTE AMIGO CARA PÁLIDA...Precisa-se analisar o critério cultural, político, social e econômico...e a localização geográfica...a PRIORIDADE da UFI é para alunos da IBIAPABA!!!! VAMOS PENSAR NO INVERSO...E SE ELA FOSSE PARA VIÇOSA? FICARIA BOM PARA VOCÊ? QUE ELA FIQUE ONDE FOR MELHOR PARA AQUELES QUE MAIS NECESSITAREM. ABRAÇOS!